Coisas de Estudo do Meio

- 11.3.12

Voltámos aos testes. Help! Português, Matemática e Estudo do Meio. Nem quero pensar no que vai ser quando chegarem ao segundo e terceiro ciclo!!! Ando a tentar que os mais velhos comecem a estudar sozinhos, mas, segundo eles, sabem sempre tudo, lêem uma vez e são peritos no assunto. Mas quando a mãe pergunta... "Ah, pois... isso não sei, não sei bem explicar, essa escapou-me..." Então lá foi a mãe rever os rios e os distritos, os relevos e os pontos cardeais... (com tanta coisa que tenho para fazer!) - Lê outra vez, Afonso. Faz outra vez, Afonso. (o Sebastião já tinha sido dispensado, depois de meia dúzia de ditados) Mas estudar assim é uma seca! Essa é que é essa! Por isso, antes de desesperar de vez (e ele comigo), resolvi puxar pela cabeça. Fui buscar uma folha branca e desenhei um Portugal jeitoso. Depois fui buscar uns mapas e pedi ao Afonso que desenhasse no jeitoso do Portugal tudo aquilo que via de interessante. Um rio aqui, uma cidade ali, uma montanha acolá. E consegui que ele ficasse uma hora inteirinha de volta daquilo, de língua de fora, todo contente, a construir o seu país à sua maneira. E não é que, depois disso, quando lhe fiz as mesmas perguntas que tinha feito antes, ele já sabia as respostas? Não sei que resultados vai ter no teste, mas que foi bem mais interessante (e tranquilo!) para nós, isso foi!

You May Also Like

2 comentários

  1. O que vale é que nós assim relembramos imensas coisas!Haja tempo e paciência...( ontem também me calhou "estudar" matemática com o meu pequeno, e hoje vamos atacar Estudo do meio ).

    ResponderEliminar
  2. O que vale é que nós assim relembramos imensas coisas!Haja tempo e paciência...( ontem também me calhou "estudar" matemática com o meu pequeno, e hoje vamos atacar Estudo do meio ).

    ResponderEliminar