Coisas de Vomitado

- 1.5.12

Feira do Livro. A mãe toda inchada, armada em escritora, a dar autógrafos, quando toca o telefone:
- O Dudu vomitou!
A frase poderia não me ter causado um aperto no coração, se o meu pequeno Dudu não tivesse, antes de eu ter saído de casa, caído e batido com a cabeça. Nessa altura saí sorridente e despreocupada, ou não fosse o Dudu perito em cair e em fazer galos, soltei apenas:
- Liguem-me se ele vomitar.
E ligaram. Beijinho aqui, adeus ali, e lá foi a mãe, esparvoeirada, rumo a casa, para ver como estava o seu pequeno Dudu. Claro que se enganou no caminho, deu 3 voltas até encarreirar, ficou sem bateria no telefone (que fica sempre sem bateria quando é preciso) até, finalmente, conseguir chegar a casa. O Dudu estava murchinho, mas não voltara a vomitar. Só dizia, pobrezinho:
- Dudu doente. Dudu tem de ir ao médico.
Lá agarrei nele e fui à clínica mais próxima. Uma pontada de febre, dorzinha na barriga, mau-estar. O problema não parecia estar no galaró, que esta noite cantará, mas num virozito que parecia estar a querer dar sinal. Vigilância, dieta e ben-u-ron. À partida, nada com o qual eu não soubesse lidar.
Mais aliviada, aproveitei para ir comprar pão na Sacolinha, a pastelaria mais afamada das redondezas, que estava cheiinha até às costuras. 4 pães árabes especiais, 6 fofinhos e 6 pães de mafra (o habitual, que desaparece em 2 dias). E o simpático senhor que nos estava a servir acena com umas bolachinhas de chocolate ao Dudu.
- Obrigada, mas ele hoje não está muito bem...
Assim que termino a frase, o Dudu solta o seu primeiro vómito, a que se seguiram vários outros, a cheirar a iogurte e as bolachas azedas, por cima dele, da mãe dele, no chão, na vitrine dos bolos... Uns olhavam-nos, incrédulos. Outros fugiam ao cheiro. Outros (sobretudo mulheres, quase de certeza mães) aproximavam-se com lenços e toalhitas. Uma cena à Exorcista, que virou do avesso a Sacolinha.
Eu sei que há coisas piores. Felizmente, o meu pequeno Dudu só está com uma virosezita que havemos de controlar. Mas este dia (e o cheiro a vomitado) vai-me ficar na memória. E na memória dos empregados da Sacolinha também...

You May Also Like

1 comentários