Coisas de RTP Memória

- 6.6.12

Ontem estive num programa da RTP Memória a falar sobre o meu novo livro e, como a conversa era longa, acabou por estender-se aos Filhos e até a este Blog. E acabei por dizer uma coisa que não sabia que pensava. A Helena Ramos, apresentadora, perguntava-me porque é que as mães dantes pareciam saber tudo, e agora estão sempre com dúvidas, têm que consultar muitos especialistas, e queixam-se sempre da falta de formação. Acabei por lhe dizer que achava que se tinham perdido duas coisas fundamentais:

- Tradição Oral - dantes havia uma passagem de conhecimentos de avós para mães, de mães para filhas, que se perdeu. As avós estão em lares, as mães têm que trabalhar até uma idade avançada, as filhas não têm tempo para ouvir nem umas nem outras. E os netos acabam por não beneficiar dessa passagem de conhecimentos, e até desse acompanhamento de várias gerações, que dantes fazia parte dos "clãs familiares". Sem essa tradição oral e essa transferência de conhecimentos geracional, as mulheres procuram esses conhecimentos em especialistas, na net... e também nos blogs, onde há esta partilha também com vista ao conhecimento. Tem as suas virtudes, aprende-se muito e outro tipo de conhecimentos com os especialistas, e isso até pode trazer benefícios às crianças. Mas não há dúvida de que também se perderam outras coisas importantes pelo caminho.
- Intuição - a falta de tempo mata a intuição. A nossa corrida de mães leva-nos a procurar ajuda clara e a pedir apoio a quem dá respostas concretas, quando, com tempo, a nossa intuição poderia dar-nos um conjunto de respostas que talvez fossem mais verdadeiras e/ou adequadas. Mas a pressa mata o cheiro, o ouvido apurado, a sensibilidade do tacto, as decisões do coração e o tempo necessário à reflexão.

Saiu-me de improviso. Mas talvez tenha alguma razão no que disse. Vou pensar sobre isto...

(o programa passa dia 12 de Junho às 19h, na RTP Memória. Caso tenham curiosidade.)

You May Also Like

1 comentários

  1. Concordo plenamente consigo, eu graças a deus tenho as avós dos meus filhos bem perto e embora uma delas ainda trabalhe posso contar com elas para o que der e vier... se bem que ás vezes elas são mais inseguras que eu lol

    a ver se não me esqueço de a ver no dia 12 :)

    beijos

    ResponderEliminar