Coisas de Mãe Afónica

- 9.10.12

Um professor não pode perder a voz. E uma mãe também não.
A voz começou a falhar-me ontem à noite, subitamente, coladinha a uma valente dor de garganta. E hoje de manhã, depois de uma sessão de apresentação com 150 crianças, o pio foi-se. Por completo.
E uma mãe não pode perder a voz. Não pode. Como reunir a criançada toda na escola, por entre os gritos e as brincadeiras dos colegas? Como me impôr para os obrigar a entrar no carro sem confusão, e porem os cintos sem discussão? Como obrigá-los a tomar banho? E como impedi-los de ficarem 3 horas debaixo de água? Como conseguir que eles se sentem todos à mesa direitinhos e comam tudo sem resmungar? Como obrigá-los a ficar na cama?
Uma mãe sem voz não pode subi-la para ralhar com os filhos. E isso pode ser um bom exercício (hoje bati muitas palmas e dei muitos estalinhos, para me fazer "notar"). Mas é insuportável não poder contar-lhes histórias. Não falar com eles sobre o seu dia-a-dia. Ouvi-los conversar sem me meter.
Uma mãe não pode ficar sem voz. Não pode! Felizmente, no meu caso, conto que o exercício de silêncio termine já amanhã...


You May Also Like

2 comentários

  1. E onde anda o pai?
    Os pais... Esses marotos sempre a fugir...

    ResponderEliminar
  2. O pai até ajuda, e nesta matéria é perito em fazer ouvir a sua voz, que tem um efeito muito mais rápido sobre os nossos filhos do que a voz da mãe, vá-se lá saber porquê. O problema é que o pai ontem não estava em casa, e a voz da mãe precisava mesmo de se ouvir... Hoje também, e ainda não se ouve. Vamos ver que truques arranjo esta noite para manter tudo na ordem...

    ResponderEliminar