Coisas de Estudar com criatividade

- 23.11.12

Depois de assistir ao colóquio "Ensina o Teu Filho a Estudar", com Renato Paiva, foi impossível não regressar a casa motivada para um graaaaaaaande fim-de-semana de estudo - já que para a semana os mais velhitos têm três testes cada um, fora a avaliação do Inglês e da Música e mais algumas que me estejam a escapar.
Geralmente a motivação até não me costuma faltar, começo sempre estas jornadas de revisão da matéria cheia de ideias para tornar o estudo divertido e um bom momento em família. O problema é que o fim-de-semana é só um, eu também sou só uma, nós somos seis a fazer confusão, e metade das ideias saem furadas por excesso de caos. E lá acabo eu a obrigá-los a sentarem-se e a lerem o que têm de ler e decorarem aquilo que têm que decorar e pronto. Acabam-se os modernismos!
A verdade é que, na viagem de regresso a casa, comecei a pensar se esta minha triste lamúria não continha em si a solução para o meu problema: efetivamente, para os estudos cá de casa (o pai tem outras funções de sobra) eu sou só uma. Não sou eu que tenho que arranjar estratégias divertidas para eles estudarem (até porque, se agora eles são dois, daqui a bem pouco tempo serão 4, e isso obrigar-me-ia a ter que arranjar estratégias para o estudo de umas 40 disciplinas!). São eles que têm que arranjar as suas próprias estratégias e descobrirem a forma de se divertirem a estudar. E como? Eu sou suspeita para falar, mas diria que a resposta (ou parte dela) está na criatividade.
Se os nossos filhos tiverem a criatividade estimulada, não conseguirão melhor pensar em estratégias para saber a matéria? (de preferência que não passe por cábulas, embora eu tenha conhecido grandes cabulões que eram muitíssimo criativos! Mas de preferência que se aplique a criatividade da forma correta...)
Este fim-de-semana, antes de qualquer revisão ou estudo, vamos fazer primeiro um brainstorming especial: que método de estudo posso inventar para ficar a saber melhor aquilo que me falta saber? Depois vou ficar a ver como é que eles o aplicam no estudo que fizerem. E depois... depois é esperar que lhes corram bem os testes, senão lá se vai o modernismo outra vez!

PS - Entenda-se "modernismo" por paciência :)


http://esferadoslivros.pt/livros.php?id_li=298

You May Also Like

0 comentários