Coisas de projetar a voz

- 21.11.12

Hoje o Afonso vai falar na turma dele sobre a crise. Fez uns tópicos para explicar o que é a crise, e recortou papelinhos para que cada menino escrevesse uma medida que vai tomar para ajudar os pais a poupar.
O Afonso estava nervoso com o tema, que tem muito que se lhe diga, mas achei importante
que ele se preocupasse também em fazer-se ouvir.

- Podemos ter coisas importantes para dizer, Afonso. Mas se não nos ouvirem, é como se não as disséssemos.
Regra número 1 para pessoas aceleradas como nós: falar pau-sa-da-men-te. É comum não nos entenderem porque falamos depressa demais. Se estiveres a falar para um grupo, ninguém te vai dizer para repetires. E o que disseres pode não servir para nada.
Regra número 2: respirar corretamente e projetar a voz.

Treinámos na casa de banho. Respiração concentrada no abdómen e voz puxada da garganta para a parte posterior da cabeça, a fim de poder ser projetada para mais longe. Claro que o Afonso gozou. Claro que desatou a cantar ópera e claro que eu acabei a mandá-lo à fava. Mas, à saída, lá de longe, já a entrar no carro do pai, lançou-me um "Adeus, mãe" bem projetado.

- É isso, Afonso! É isso!

Entrou no carro e não me ligou nenhuma. Mas tenho cá um pressentimento que hoje os coleguinhas o vão ouvir melhor. E, num mundo em que se tornou tão importante comunicar, não será isto também importante de ensinar aos nossos jovens nas escolas?

PS - Aproveito para divulgar que a atriz Sofia Froes, que podemos ver atualmente no Bairro Panda (é a professora Rita, a ruivinha) está a dar aulas de voz e canto em Caxias, para pessoas dos 7 aos 107 anos! Nos próximos dias 29 e 30 vai dar aulas experimentais gratuitas, às 11h e às 17h. Se alguém estiver interessado, pode inscrever-se através do 962908083.

You May Also Like

0 comentários