Coisas de Pássaro da Alma

- 1.12.12


Ontem lemos "O Pássaro da Alma" e nenhum dos meus filhos mostrou interesse por aí além. Poucas ilustrações para os mais novos... demasiadas metáforas para os mais velhos (pensei eu)... e pouco entusiasmo também da mãe, que achou a história demasiado desenvolvida (com algumas incoerências, a meu ver) para uma metáfora tão simples. Mas isto eu não lhes disse. Arrumei o livro para o devolver à biblioteca, pensando que o tema não voltaria a ser tocado cá em casa. Mas estava completamente errada.
Hoje, no regresso a casa, após uma festa, o Sebastião estava inquieto de cansaço. Quando passa da sua hora de ir para a cama, começa a achar que tudo lhe corre mal, que todos lhe querem mal, que tudo está mal. Forcei-o a respirar fundo para se acalmar, e ele sai-se com esta:

- É o meu pássaro da alma que está nervoso, mãe. Não pára quieto.

Meteu-se logo o Afonso, que ontem até estava a ler o seu livro, pensei que nem tinha ouvido a nossa história:

- Mãe, queres que eu acalme o pássaro da alma do Sebastião?
- Como é que isso se faz?
- Sebastião... se o teu pássaro da alma não se acalmar, vai-se transformar em frango assado!

E o Sebastião riu. E riu mais. E depois acalmou-se.

- Vês, mãe? Foi simples.
- O teu pássaro da alma é um palhacinho, Afonso.
- Eu acho que nem tenho pássaro da alma. Compras-me um? Pode ser nos chineses...

Com mais ou menos cepticismo em relação ao tema, não há dúvida de que eles entenderam muito bem o que o livro quis dizer... E o meu pássaro da alma (a existir) sentiu ainda uma maior responsabilidade por tudo o que lhes comunica.

You May Also Like

1 comentários

  1. Como professora, já explorei o livro com algumas turmas. Acredito que é daqueles livros que se lê, a saborear bem as palavras e a deixá-las ficar a soar em cada coração. Quase sempre surgem situações como as que conta. O livro fica-lhes na memória e renasce em maravilhas metáforas de meninos de todas as idades...
    SIRA

    ResponderEliminar