Coisas de Afonso, o governante

- 11.1.13

(Conversa entre Afonso e a sua mãe)
- Na escola disseram-me para eu não me preocupar com aquela coisa do mundo poder acabar por "inundação". Por enquanto são os cientistas que têm que se preocupar.
- Ó Afonso... mas tu e os teus amigos são os cientistas do futuro. E os governantes. E os donos das empresas. E os donos das casas e dos carros. E os donos das suas vidas. E vão ter que ter essa preocupação. Se começarem já a pensar nela, e a fazer alguma coisa, nas vossas casas e nas vossas escolas, quando forem mais velhos será mais fácil mudarem o rumo das coisas. Não é viverem com medo que o mundo vá acabar. Mas é pensarem que é preciso mudar o mundo e que vocês têm essa capacidade.

(Afonso fica pensativo)
- Eu até posso querer mudar qualquer coisa, mas não vou querer ser governante de nada. Não estou para aturar as pessoas todas a chamar-me totó e a fazerem manifestações com gritos à minha porta...

(e este é um grave problema com o qual nós já estamos a lidar hoje em dia. Quem tem verdadeira vontade e/ou capacidade para mudar o rumo das coisas, não está para se sujeitar à demagogia da política, à exploração da comunicação social e à crucificação da opinião pública).

You May Also Like

0 comentários