Coisas de TPC

- 8.1.13

A discutirem os TPC na TVI. Ligaram-me para que eu visse o programa. A maioria dos intervenientes (entre eles Quintino Aires), com melhores ou piores argumentos, é contra. E eu também! Os TPC promovem a interação entre os pais e os filhos? Com tanta coisa divertida que temos para fazer... Com tantas formas que temos para aprender uns com os outros... A matéria é para a escola. Em casa é preciso conversar, amar, ler histórias, brincar, rir, dançar. Mesmo na ausência dos pais, é preferível que as crianças brinquem, a ficarem novamente agarradas aos livros. A escola das metas e dos rankings satura. Há adolescentes a deixar a escola porque já não a suportam! E dantes os pais ainda podiam dizer aos filhos: "Estuda, forma-te, vá, para teres uma boa vida". Hoje em dia a formação não dá garantia de nada. E o que dizer aos nossos filhos? "Estuda, forma-te. Não sei para quê, mas ocupa-te, porque até aos 20 e tal anos é isso que é suposto fazeres. Em casa é que não podes ficar porque não tens lá ninguém, e na rua não podes andar porque não é seguro. Depois logo se vê." Um nadinha desmotivante, digo eu.
O ensino tem que mudar. As crianças têm que aprender a viver neste mundo, a serem criativas, a quererem saber o que querem saber, a aprenderem coisas práticas que lhe garantam sustento, aprenderem a cuidar de si e a cuidar dos outros, a sentirem-se parte da sociedade, a interagirem com o mundo, a saírem, caminharem, verem, sentirem-se úteis, a construírem a sociedade que um dia será deles. E isto não se consegue com cinco ou seis horas sentados numa cadeira de um edifício fechado, mais outras tantas em casa a fazer trabalhos de casa. Não estamos a construir cidadãos. Estamos a ocupar crianças e a enchê-las de conhecimento sem prática, de informação sem sentido crítico, de capacidades sem criatividade na sua aplicação.

Estou a exagerar, naturalmente. Tenho conhecido muitos professores que desenvolvem um trabalho extraordinário com os seus alunos. Mas estão eles próprios desmotivados com aquilo que lhes é exigido. Com a falta de liberdade que lhe é imposta. Com a sociedade que temos atualmente, de pais sem tempo para os filhos, e filhos sem esperança no seu futuro. Não é só a escola que tem de mudar. É todo o nosso paradigma civilizacional.

You May Also Like

3 comentários

  1. Standing Ovations....! É isso mesmo e mais nada...

    ResponderEliminar
  2. Li este texto apenas hoje, encaminhada pelo "Beijo Sabura". Foi tão bom lê-lo! Sabe aquela sensação de "é exactamente isto que eu penso"? Pois! Foi essa a sensação que eu tive.
    Também tenho 4 filhos e o meu nome também é Sara :) Muito gosto

    ResponderEliminar
  3. E coincidências dessas nunca são de desperdiçar :) Bem-vinda, Sara!

    ResponderEliminar