Coisas de Reputação

- 7.4.13

(Afonso) Ó mãe... a Xana Toc-Toc não deve pensar muito na sua reputação...

O Afonso anda há dias a pensar na sua reputação e na dos outros, por isso estava na altura de encarar de frente o assunto.

(Mãe) Já pensaste que ela pode gostar de fazer aquilo?
(Afonso) Ó mãe... por favor! Olha como ela se veste...
(Mãe) Tu podes não gostar. Mas ela também não se deve importar que tu não gostes. Há quem gosta... olha os teus irmãos. E ainda que ninguém gostasse, ela podia gostar de fazer aquilo e vestir-se daquela maneira. O que é que interessa a reputação?
(Afonso) Ela só está a fazer aquilo pelo dinheiro, mãe!
(Mãe) Como é que tu sabes? Olha lá para a cara dela... não achas que ela se está a divertir?
(Ficou a olhá-la, pensativo)
(Mãe) Se ela não estivesse a divertir-se e a fazer o que gosta, as pessoas iam perceber e os meninos não iam gostar. As coisas só resultam quando estamos a fazer algo em que gostamos ou acreditamos. Mesmo que alguns achem ridículo. Por isso o melhor é pensares menos naquilo que os outros pensam de ti, e mais naquilo que verdadeiramente gostas e te diverte. Porque uns acham isto, os outros acham aquilo, os outros vão achar aqueloutro... Se estiveres a pensar só naquilo que todos acham, não fazes nada da jeito nem nada do que queres fazer, porque nunca se agrada a toda a gente.

Ouviu-me até ao fim. Não sei se entendeu tudo, mas ficou a pensar. Infelizmente herdou de mim essa vontade de agradar sempre a gregos e a troianos, mantendo impecável a sua reputação, que em última instância é sempre apenas aparência. Mas, se depender de mim, vai criar um mundo em que pode ser aquilo que acha que deve ser, sem se preocupar com aquilo que os outros pensem. Só se criarmos as nossas crianças assim (penso eu), vamos um dia ter adultos mais livres que saibam aceitar a diferença e arrisquem também eles as suas diferenças, sejam elas pessoais, profissionais ou emocionais.

PS - Se a Xana Toc-Toc só estiver a fazer aquilo por dinheiro e andar angustiada com a sua reputação, que venha aqui dizer-me, e talvez transforme isto tudo que escrevi numa grande treta. Até lá... vou acreditar que ela se diverte à brava... e os meus filhos com ela!

You May Also Like

0 comentários