Coisas de Meeeeeedo

- 7.5.13

Um artigo interessante sobre o MEDO, defendendo que uma cabeça cheia de medos não tem espaço para ter sonhos. E quantos dos medos dos nossos filhos não lhes são incutidos por nós, pais?

"As quatro fases do medo

1ª fase - imaginação exagerada
Tudo começa quando damos rédea solta à nossa imaginação.
Ou seja, perante uma situação de exposição e adversa, a mente vai dizer muitas coisas a nós próprio, o que pensam de mim, vão se rir de mim etc isto provoca medo, que nos paralisa. Quando, perante uma situação, imaginamos de forma exagerada que o pior irá acontecer,teremos entrado no circuito do medo.

2ª fase - o medo propriamente dito - todos nós temos tendência a não correr riscos porque tememos o desconhecido, mas, na realidade, o medo do desconhecido é o medo de perder o conhecido.

3ª - fase - o medo paralisa ou faz reagir
o medo faz-nos fugir sempre para o lugar errado. Porque é que o leão ruge? para provocar duas reacções na vítima: paralisa-a para depois devorar, ou pode fazê-la fugir na direcção oposta, onde se encontram as leoas à sua espera.

4º - fase - a minha primeira recordação - uma forte imaginação provoca-nos medo, o medo paralisa-nos ou faz-nos reagir e esse sentimento fica gravado na nossa mente, formando assim o que designamos por "a minha primeira recordação". O medo de perdermos o que temos, surge porque possuímos a ilusão de que "temos o que temos". Quando nascemos, nascemos com as mãos fechadas porque não trazemos nada e, quando morremos, as nossas mãos estão abertas porque nada levam.

COMO QUEBRAR O MEDO IRRACIONAL:
1º - Aprender a eliminar os medos e a substituí-los por emoções verdadeiras - não podemos modificar os comportamentos dos outros, mas podemos controlar os nossos comportamentos e a nossa mente.
2º - confiar em nós próprios
3º - Reconhecer que temos medo. Não tenhamos medo do medo. Apenas conseguiremos superar os nossos medos se os reconhecermos.
4º - Aprender a olhar o medo de frente -
5º - Afirmar a nossa auto estima, acreditar em nós próprios. Devemos dar-nos tempo e tratarmos-nos bem, sem pressões, sem queremos ser valentes de um dia para o outro.
6º - Partilhar as nossas vidas o egoísmo alimenta os medos e as fobias.

Se temos medo, a força necessária para os conquistar e dominar está dentro de nós, somos nós que controlamos a nossa vida.

Corra em direcção ao rugido, a esse medo, enfrente-o e vencerá a batalha...

No norte dos Himalaias há um provérbio que diz: Aquele que tem medo de sofrer sofre de medo"

You May Also Like

0 comentários