Coisas de Afonso, o filósofo

- 15.10.13

A caminho da escola:

- Ó mãe... se há tantas religiões com ideias diferentes, porque é que eu hei-de acreditar numa e não acreditar noutra? Como é que eu sei que uma está mais certa do que as outras? É só porque me dizem que sim?

Depois de uns bons anos a dizer-lhe para pensar pela sua cabeça, porque as grandes respostas são aquelas que nós encontramos dentro de nós, não me surpreendeu, de todo, a pergunta. E o que dizer-lhe, senão a verdade que encontrei dentro de mim (e que lhe transmiti mais ou menos assim)?

- Mais importante do que a religião em que acredites, é a forma como vives a tua vida. Tu já sabes como te deves comportar, como deves lidar com os outros, a importância de respeitar e ajudar... Sabes que deves lutar pelos teus sonhos e tentar tornar este mundo um bocadinho melhor, da forma que souberes e puderes. E sabes isto porquê? Porque te sentes bem, quando o fazes. Isto é aquilo que eu acho o mais importante e é que aquilo que eu acho que te pode fazer feliz, fazendo os outros também mais felizes. Fora isso, podes questionar-te o que quiseres, sobre o que quiseres, e procurares as tuas próprias respostas e certezas. Desde que respeites quem já encontrou as suas, e que podem ser diferentes das tuas.

Mandou-me um sorriso pelo espelho retrovisor e seguiu sorridente, em direção à escola. Não faço ideia se disse o que devia dizer ou não (haverá quem ache que sim, quem achará que não, como em tudo na vida) mas não saberia dizer nada diferente.




You May Also Like

0 comentários