Coisas de criança de 4 anos

- 7.1.14

O que uma criança deve saber aos 4 anos de idade?

Descobri este artigo no blog Índios e Cowboys, adaptado de http://www.todacriancapodeaprender.org.br/. Parece que uma mãe, num fórum de discussão sobre educação de filhos, colocou esta mesma pergunta - O que uma criança deve saber aos 4 anos de idade? - e os pais, ao invés de ajudarem a diminuir a angústia dessa mãe, indicavam o que seus filhos faziam, numa clara expressão de competição para ver quem tinha o filho que sabia mais coisas com 4 anos: saber o nome dos planetas, escrever o nome e apelido, saber contar até 100...
Alicia Bayer, jornalista, pegou na história e resolveu, num artigo publicado no The Huffington Post, organizar uma lista bem mais interessante para que todos os pais e mães considerem o que uma criança deve saber.
Alguns exemplos:
- Deve saber que a amam, incondicionalmente e em todos os momentos.
- Deve saber que está segura e deve saber como manter-se a salvo em lugares públicos com outras pessoas e em diferentes situações.
- Deve saber os seus direitos e que a sua família sempre a apoiará.
- Deve saber rir, fazer caretas, brincar aos polícias e ladrões, aos bons e maus e utilizar a sua imaginação.
- Deve saber que nunca acontecerá nada se pintar o céu de laranja ou desenhar gatos com seis patas.
- Deve saber que o mundo é mágico e ela também.
- Deve saber que é fantástica, inteligente e criativa.
- Deve saber que passar o dia ao ar livre a fazer colares de flores, bolos de areia e casinhas de contos de fadas é tão importante como praticar fonética. Na verdade, é muito mais importante.

E ainda acrescenta uma lista de coisas que os pais não devem esquecer:
- Que cada criança aprende a andar, falar, ler e fazer cálculos a seu próprio ritmo, e que isso não tem qualquer influência na forma como irá andar, falar, ler ou fazer cálculos posteriormente.
- Que o factor de maior impacto no bom desempenho escolar e boas notas no futuro é que se leia às crianças desde pequenas. Sem tecnologias modernas, nem creches da moda, nem jogos e computadores, apenas necessita que a mãe ou o pai dediquem um tempo a cada dia ou a cada noite (ou ambos) para sentar-se e ler com ela bons livros.
- Que ser a criança mais inteligente ou a mais estudiosa da turma nunca significou ser a mais feliz. Estamos tão obstinados em garantir aos nossos filhos todas as “oportunidades” que o que estamos a proporcionar são vidas com múltiplas actividades e cheias de tensão como as nossas.
- Uma das melhores coisas que podemos oferecer a nossos filhos é uma infância simples e despreocupada.
- Que as nossas crianças merecem viver rodeadas de livros, natureza, materiais artísticos e a liberdade para explorá-los. A maioria de nós poderia desfazer-se de 90% dos brinquedos de nossos filhos e eles nem sentiriam falta.
- Que os nossos filhos necessitam mais de nós. Vivemos numa época em que as revistas para pais recomendam que temos de dedicar apenas 10 minutos diários a cada filho e reservar um sábado por mês dedicado à família.
- Os nossos filhos necessitam dos computadores e das actividades extra-curriculares, muito menos do que precisam de nós? Necessitam de pais que se sentem para ouvir o relato do que fizeram durante o dia, de pais que se sentem e que façam trabalhos manuais com eles. Necessitam que passeiem com eles nas noites de primavera sem se importar que se ande a 150 metros por hora. Têm direito a ajudar-nos a fazer o jantar mesmo que demoremos o dobro de tempo e tenhamos o dobro de trabalho. Têm o direito de saber que para nós são uma prioridade e que nos encanta verdadeiramente estar com eles.

Para ver o artigo completo do Huffington Post: http://www.huffingtonpost.es/alicia-bayer-/que-debe-saber-un-nino-de_b_3955952.html

You May Also Like

5 comentários

  1. Que texto brilhante! Obrigada pela partilha!Sandra

    ResponderEliminar
  2. E porquê complicar?...
    Se calhar basta ouvirmos o coração, estarmos atentos e disponíveis sempre, a qualquer hora e momento...se calhar basta entregarmo-nos a eles sem medos nem cobranças...
    Obrigada por mais esta partilha.

    ResponderEliminar
  3. Pois é... bem mais simples do que pensamos :). Beijinhos a todas!

    ResponderEliminar