Coisas de Estudo do Meio, para que te quero?

- 12.2.14

E depois de estudarmos a "fotocisne" e as plantas "com tuberculose", a rizoma, o estoque e as raízes fasciculadas (que a mamã, mesmo já tendo estudado isto com o Afonso, já não fazia a mínima ideia do que era), avançámos pelo mundo animal afora, para tentar compreender as subtis diferenças entre vermes, insetos e moluscos, quem tem afinal vértebras ou não, quem põe ovos e quem os choca, e quem respira por pulmões ou por guelras (que, como diz o Titão, é aquela coisa esquisita começada por "g", que parece que é coisa de peixes).
A cabeça do Titão era um novelo completo ("Acho que a minha cabeça até está inchada, mamã!") e a da sua mamã, com o jantar ao lume, o Dudu em plena hora da birra e o Afonso com trabalhos por fazer, estava mais para o lado do desespero do que do auxílio necessário.

- O que é que isto interessa para a minha vida? - pensava o Titão.
- E o que é que isto interessa para a minha? - pensava a mamã.

Mas o teste era no dia seguinte e, por força da necessidade, teria de interessar aos dois.

- Os mamíferos têm pêlos?
- Sim, filho.
- Mas a baleia não tem pêlos.
- Pois não, filho.
- E o ouriço chacheiro é o quê? Ele tem picos!

Valeu-nos a Nonô que, talvez adivinhando que a mamã-panela-de-pressão estava prestes a começar a "apitar" (e quando a panela apita, ui, ui!), se aproximou com um ouriço cacheiro de barro que tinha feito no outro dia na escola:


- Agora sou eu a professora, mamã. Titão, este é o ouriço cacheiro. Ele tem picos mas é muito fofinho. Eu gosto muito do ouriço cacheiro. E tu?

Na escola dos afetos, a Nonô seria uma grande professora e o Titão um excelente aluno! O problema é mesmo tudo o resto...



You May Also Like

0 comentários