Coisas de Castelo de São Jorge

- 21.7.14

Primeiro dia de duas semanas com a filharada toda e o carro levou-nos... até ao Castelo de São Jorge. Nunca me tinha atrevido a visitá-lo com os pequenotes, mas dado que no verão passado andámos pelo Castelo dos Mouros em Sintra e não correu mal, no de Lisboa não haveria de correr pior. Ainda mais turistas e mais carros, mas a oferta de atividades também era maior, e a paisagem ainda melhor.



A caminho espreitámos miradouros e a filharada trepou às árvores da cidade. Tivéssemos ficado por aí e já não estaríamos mal. Mas o objetivo era o castelo, e lá fomos nós.

- Não acredito... A fila é isto tudo???

10.30h da manhã e a fila para comprar o bilhete tinha mais de 100 pessoas. Respirei fundo. Já os tinha arrastado até ali, não sairia dali sem ver o castelo.

- Desculpe... a senhora está sozinha com estes 4 meninos?
- Sim, estou.
- Então venha comigo, por favor, antes que desespere.

Um vigilante simpático passou-nos à frente de toda a gente e lá entrámos nós, 5 minutos depois, por 7,5€ (preço para toda a família). Não sei que ar de desespero seria o meu, para o vigilante dar por mim no meio de 100 pessoas, mas valeu a pena. Lá fomos nós subir e descer pedras, andar atrás dos pavões, tirar fotos com os falcões e corujas...

- Coruja da Lapónia? Então ela deve conhecer o Pai Natal...

... e, claro, tentar conhecer Lisboa, de uma das suas colinas, e imaginar como seria a cidade muito séculos atrás. Quem por ali andaria e porquê, em que batalhas e com que dificuldades.


O Afonso foi o que mais resmungou de manhã, antes de sair de casa, mas era o mais entusiasmado no regresso. Os outros mal se ouviam de cansados, mas os sorrisos diziam tudo. Às vezes preciso de respirar fundo três vezes antes de os arrancar para estes passeios maiores, mas no regresso o sentimento é sempre o mesmo: por mais confuso que tenha sido... valeu bem a pena!

You May Also Like

0 comentários