Coisas de Chocolate à Chuva

- 8.11.14


(Afonso) Mãe, vou ter de ler o Chocolate à Chuva.

(Mãe) Que giro, Afonso. A mãe gostou tanto desse livro! Devo ter lido quando tinha a tua idade...


Alguns dias depois...


(Afonso) Mãe, eu odeio o Chocolate à Chuva.

(Mãe) Não sejas assim. O livro é giro.

(Afonso) Mãe... tu és miúda. O livro é sobre miúdas que falam dos seus sentimentos. Elas acordam a meio da noite para falar de coisas de miúdas, mãe! E falam com bonecas! É insuportável!!!

(Mãe) Mas não há nenhum rapaz nessa história?

(Afonso) Há um... mas passa a vida com as miúdas... e joga ao pião, mãe! Socorro!!! Podes explicar ao Ministro da Educação que nós somos miúdos de 11 anos e que isto não nos ensina nada? Que só nos dá vontade de não ler mais livros?


Eu adoro a minha querida Alice Vieira. Adorei o Chocolate à Chuva. Mas não posso deixar de achar que o meu filho tem razão. Ele adora ler. Lê com prazer, e devora os livros que gosta. De livros sobre invenções a histórias de espiões, tricas e parvoíces dos miúdos da sua idade aos recordes do Guiness, lê sempre qualquer coisa todas as noites, antes de ir dormir. Obrigá-lo a trocar estas suas leituras por prazer pelo "Chocolate à Chuva" por obrigação, não só não me parece produtivo, como acho que o desmotivará para a disciplina de Português. Mas o que fazer?

(Mãe) Imagina que estás a fazer um estudo sobre miúdas. És um espião e precisas de entender como é que elas pensam. No final até te dou um diploma: Especialista em sentimentos femininos.

Torceu o nariz mas acho que vai acabar o livro sem resmungar muito mais. Menos mal...

You May Also Like

0 comentários