Coisas de Chi e Carma

- 1.3.15


Mamã arruma a cozinha enquanto os filhos vêem a Liga da Justiça no Panda Biggs.
A mamã tem o dom da abstração, e consegue estar presente sem estar. Mas algumas palavras dos desenhos animados chamaram-lhe a atenção.

- Temos de recuperar o nosso Chi...

O Chi, na tradição oriental, é a energia vital presente em tudo o que existe. É o seu fluxo que dá vida aos seres humanos e a tudo o existe. Em desequilíbrio (por excesso ou defeito) somos agressivos ou fracos, e devemos, a bem da nossa saúde, equilibrar o nosso Chi, através da nossa alimentação, comportamentos, práticas (como o exercício físico e a meditação), etc.
Noutras culturas o Chi (termo chinês) tem outros nomes: Ki (Japão), Prana (Índia), Energia Bioplasmática (Rússia), Mana (Polinésia), Baraka (países islâmicos), etc.
Ora, a mãe só aprendeu isto no ano passado, quando, a propósito de um trabalho, estudou um pouco da medicina tradicional chinesa e da prática macrobiótica. E nunca explicou aos seus filhos o conceito de Chi porque o achava demasiado rebuscado e difícil de integrar na nossa visão ocidental.

(Mãe) Chi?? Vocês sabem o que é o Chi?
(Afonso) Claro, mãe! É a nossa energia vital. Aprendemos isso n'As Aventuras de Jackie Chan, da SIC K. Quando ele ficava fraco precisava de recuperar o seu Chi. Na Liga há uns vilões que roubam o Chi das pessoas.
(Mãe) Então agora vocês percebem melhor porque é que a mãe se preocupa tanto com aquilo que vocês comem, com o vosso exercício físico, a vossa tranquilidade... é para vocês serem pessoas equilibradas, com mais saúde. Cheios de energia vital. De Chi.

Alguns momentos depois, na televisão...

- Temos de nos livrar dos nossos Carmas...

(Mãe) Ah, não! Também já sabem o que é o Carma?
(Afonso) Claro, mãe. Tudo aquilo que fazemos de mal nesta vida tem um preço. Temos de pagar por isso. E, para quem acredita, isso vem de outras vidas.

Anda uma pessoa a dosear informação, sem saber como lhes explicar certos conceitos, e eles aprendem-nos nos desenhos animados...

(Mãe) Afonso, tens noção que para aí uns 80% dos portugueses não sabem o que é o chi ou o carma?
(Afonso) Pois olha... as crianças sabem.

E bem-vindos à globalização do século XXI. Temida por uns (porque esta mescla de culturas dilui aquilo que nos separa, a nossa individualidade) mas um milagre para outros, porque nos aproxima, ajuda a que nos entendamos mutuamente, torna-nos uma só espécie a viver uma aventura comum no mesmo planeta.

You May Also Like

0 comentários