Coisas de Dia da Mulher

- 8.3.15


8 de Março, dia da Mulher. E a Mamã a coser botões nas batas, bainhas nas calças, a arrumar loiça, fazer sopa e máquinas de roupa.

Sou uma defensora dos direitos das mulheres. Sou mesmo! Mas às vezes crê-se que ser Mulher com direitos é a antítese de manhãs como esta, de volta dos tachos e da máquina da costura. Às vezes é, às vezes não. Tudo depende do direito que temos a viver a nossa escolha. E é nessa liberdade e nesse respeito pela opção de cada um que reside a minha luta.
Bem... eu não escolhi propriamente passar uma manhã linda de sol a fazer baínhas e passar a ferro... Mas escolhi ser mãe e de uma família numerosa. E essa escolha acarreta algumas responsabilidades acrescidas (Para a Mulher e para o Homem, claro!) Mas foi uma escolha. Felizmente, tive (e tivemos, em casal) liberdade para a fazer.

Àquelas Mulheres que, por todo o mundo, não têm liberdade nem direito de escolha, que continuam a ser vistas como escravas, prostitutas, seres inferiores e privados de direitos... aquelas que sofrem em silêncio uma relação violenta, que criam filhos sozinhas (sem opção própria), que são descriminadas no emprego, nos contratos de trabalho, no momento em que engravidam, por não quererem ter filhos ou por quererem ter disponibilidade para cuidar deles... Para todas elas, sem excepção, a minha solidariedade e o meu abraço apertadinho.

Ser Mulher continua a ser uma aventura. Felizmente estamos muito melhor do que estávamos, mas ainda há muito por fazer. Vamos a isto!

You May Also Like

0 comentários