Coisas de exame de Sebastião

- 18.5.15

A professora tinha decretado o domingo como dia oficial de descanso, sem pensar em provas, nem exames, nem notas, nem coisa que o valha.
Achei um bocadinho exagerado e perguntei a mim mesma: mas será que as crianças estão mesmo em stress?
O Sebastião descansou, com umas perguntinhas da mãe pelo meio, entre um mergulho e uma partida de basket, só para consolidar algumas coisas que eu sabia que ele trocava com frequência. À noite levou um abraço apertadinho: "É um teste como centenas de outros que já fizeste. Não estás preocupado, pois não?".
Respondeu-me que não e deitou-se bem cedo, para descansar o suficiente.

Mas às 3 da manhã, estava eu ainda a trabalhar (porque a mãe também anda com os stresses do trabalho), aparece-me na sala.


(Sebastião) Já está na hora da prova, mãe?

Não, não estava...

(Sebastião) Mas falta muito? Acho que já não tenho sono...


Tive de o levar para a minha cama e dormir abraçadinha a ele. "A vida é muito mais do que testes, filho. Tenhas a nota que tiveres, a mãe vai amar-te sempre..."

Hoje de manhã era um menino feliz. Ele é sempre um menino feliz e calmo, apenas acusou a pressão.


(Sebastião) E o que é que eu vou fazer na escola até à hora do exame?

(Mãe) O que fazes sempre. Jogar à bola!


Mas se até ele stressou, como estarão os meninos mais ansiosos? Os das dores de barriga e das insónias mais violentas? Os das unhas roídas e do lábio mordido?
Eu sei que antes também havia exames e que todas as pessoas têm de aprender a ser avaliadas, porque o serão a vida toda. Eu percebo o sentido de se aferirem os resultados. Mas então na escola devia aprender-se também a gerir o stress, a controlar a ansiedade, com práticas meditativas e exercícios. Uma grande, grande parte da população, neste momento, sofre de stress e ansiedade. Toma ansiolíticos e comprimidos para dormir. Tem ataques de pânico. Faz terapia. Se já percebemos que o stress e a ansiedade nos destrói, porquê sujeitar as nossas crianças, desde tão novas, a algo que sabemos que é tão corrosivo para a nossa sanidade mental?
Se entendem que os exames são, de facto, importantes, então que se perca tempo a ensinar a lidar com eles...

You May Also Like

0 comentários