Coisas de Mudança Urgente no Ensino!

- 25.5.15

De leitura imprescindível a todos os pais, professores, educadores, pensadores e legisladores, que sentem dentro si esta necessidade urgente de mudança.
(para ler na "Super Interessante" de Junho 2015)

"Ninguém fugirá da escola e a olhará como um horror no dia em que a deixemos de conceber como o lugar a que se vai para receber uma lição, para a considerarmos como o ponto de condições óptimas para que uma criança efetivamente dê a sua ajuda a todos os que estão procurando libertar a condição humana do que nela há de primitivo."
(Agostinho da Silva)

"Professores preocupados com a sobrevivência e sujeitos a um exercício precário da profissão dificilmente questionarão uma cultura pessoal e profissional que os transforma em instrumentos de reprodução de um modelo escolar obsoleto."
(José Pacheco)

"Acho que a educação tradicional não responde às necessidades da maioria das crianças. Não estou contra o sistema, mas percebe-se que, para um número muito amplo de crianças (e de professores), esta estrutura de ensino gera sofrimento e desinteresse profundo. É a própria vontade de aprender que está em causa, pois as crianças não querem ir à escola."
(Helena Rodrigues)

"A transmissão da informação já não é tão necessária como o foi como missão da escola durante séculos. Um clique na internet e temos acessível quase toda a informação do mundo! O que é fundamental é desenvolver o espírito crítico face a essa informação, a capacidade de questionamento e de formular perguntas, de 'pensar pela própria cabeça' e de ter em conta o bem-estar e os sentimentos dos outros, de ser capaz de levar a cabo uma tarefa ou de fazer perguntas relevantes e de organizar as suas aprendizagens para lhes responder"
(Maria Emília Brederote dos Santos)


You May Also Like

0 comentários