Coisas de Autoconhecimento precisa-se!

- 28.8.15

Um em cada cinco portugueses tem uma perturbação mental, e é preciso começar a atuar desde a infância, defende David Neto, da Ordem dos Psicólogos.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/psicologo/um-em-cada-cinco-portugueses-tem-uma-perturbacao-mental

Concordo que a presença de psicólogos nas escolas seja uma parte importante do trabalho preventivo. Mas eu ia mais longe. Com pais aflitos de tempo e escolas com extensíssimos currículos por cumprir, quem ajuda as crianças a autoconhecer-se? A perceber as suas potencialidades, fragilidades e desafios? A descobrir em si as ferramentas necessárias para lutar contra as naturais adversidades da vida? Para lidar com a frustração? Com os erros e os fracassos? Com o desamor? Com a vida e com a morte? Como valorizar o que cada um é e pode fazer, e aprender a colocá-lo ao serviço de uma Humanidade que precisa do melhor de cada um de nós para avançar?
Acho que temos privilegiado em demasia em conhecimento, em detrimento do autoconhecimento que, a meu ver, deveria ser também disciplina obrigatória, na escola ou em casa.
(e sei que há muitos pais, familiares, professores, educadores que procuram fazê-lo, mesmo num tempo que não têm - e obrigada por isso! - mas muito ainda há por fazer...)

You May Also Like

0 comentários