Coisas de Brasões no Museu Condes de Castro Guimarães

- 19.8.15

Era um tema que nunca tinha explorado muito com os meus filhos - Heráldica não é o meu forte nem me interessa por aí além - mas nada como as férias para experimentar coisas novas.
O Museu Condes Castro de Guimarães está com um programa vasto de ateliers diferentes e curiosos, para além de gratuitos (o que pesa numa prole de 4) e hoje lá fomos à descoberta dos brasões. Os dos Condes de Castro Guimarães e de algumas famílias importantes que passaram por Cascais, mas também do nosso. Que brasão gostaríamos que tivesse a nossa família? Como decoraríamos o escudo? Que animal escolheríamos? Que cores e porquê?



E assim nasceram 4 brasões diferentes, 4 propostas para uma mesma família, com visões diferentes (muito diferentes!) da nossa história...


- O Duarte - em baixo, à direita - imaginou uma família de portistas (bem azul!), com um dragão no topo (e que dragão, elétrico e frenético como somos todos nós).
- A Leonor - em baixo, à esquerda - imaginou um cenário bem mais colorido. Uma família coroada (ou não fosse ela uma princesa), com asinhas de fada.
- O Sebastião - em cima, à direita - iniciou uma nova fase da vida da família, que se torna de repente numa família de 4 estrelas do futebol, capazes de marcar grandes golos (espero que não apenas na baliza!). O preto presente no seu brasão é porque a família também passou por algumas mortes.
- O Afonso - em cima, à esquerda - ainda se remeteu mais para o passado e, nas asas do seu dragão (porque somos portistas, nessa matéria não há muito a fazer) fez altos e baixos. "Os altos e baixos da história da família. E porque alguns foram ricos, outros pobres, alguns perderam tudo e outros enriqueceram." As cores são as Portugal, embora também sejam de sangue e de esperança. E a espingarda, no topo, é a espingarda do avô.

Confesso que temi que o atelier (que também inclui uma visita ao museu) fosse uma "seca" para a filharada (como eles dizem). Mas divertiram-se bastante, e em casa ainda foram espreitar na internet os verdadeiros brasões dos nomes da nossa família.
De nobres temos pouco, mas cá estamos e estaremos, de armas prontas, para lutar por aquilo que nos faz sentido, à nossa maneira :)


PS - E, por último, uma private joke para a família:

(Mãe) E o que são estas pernas de dragão? Achas que um dragão destes tinha uma perninhas tão fininhas?
(Afonso) São perninhas "delgadinhas"...

You May Also Like

0 comentários