Coisas de Ensino Público para todos!

- 14.9.15

Começa amanhã uma nova etapa na vida dos nossos filhos. Depois de muito ponderar, pesar muito bem os prós e os contras, decidimos passá-los para o ensino público. Ter os filhos num colégio - podendo pagar a fatura, que é cara, sobretudo quando se tem mais do que um filho - tem vantagens, é inegável. No nosso caso, permitia-nos ter todos juntos num mesmo colégio, com o mesmo horário de entrada e de saída. O corpo docente era estável e, em caso de faltas, o acompanhamento estaria assegurado.
Mas o ensino público tem igualmente muitas vantagens (para além do preço, vantagem óbvia). Percebemos, com o tempo, que há escolas muito boas no nosso concelho. Bem organizadas, com corpos docentes igualmente estáveis, envolvidas em projetos que nos parecem interessantes. Os mais novos, que vão para o 1º ano, terão jornada contínua. Já os mais velhos (5º e 7º), terão tardes livres e horários mais complexos. Em termos logísticos, vai "sair-nos do pêlo". Mas acreditamos que, com algum esforço e organização, vamos conseguir organizar-nos no sentido de os acompanhar e lhes proporcionar, nos seus tempos livres, outras atividades que os enriqueçam como pessoas e cidadãos.
Eu já tenho um projeto familiar na manga (muito em breve conto tudinho!) e o pai também tem pensado sobre o que lhes proporcionar, que possa ser uma mais-valia para o seu futuro. Hoje até disse ao Afonso que ele devia começar a aprender Árabe! Bem... a mãe riu um bocadinho - só um bocadinho, vá. Depois teve de se conter e até concordou. "Podes ir já treinando, escrevendo da direita para a esquerda, Afonso... E se calhar até vai ser mais fácil do que tu imaginas. A tua letrinha não é assim tão diferente da caligrafia árabe, ninguém vai notar a diferença!"

Enfim... torçam por nós! Começa amanhã a grande aventura...

You May Also Like

1 comentários

  1. Vai correr tudo bem desde que se mantenham empenhados no estudo.
    Como é óbvio os próprios professores enfrentam pressões no ensino privado para serem melhores, para os alunos tirarem melhores notas. No público no meu ponto de vista é um safe-se quem puder... mas é nesse ambiente que se fazem grandes profissionais além que, vão conviver com meninos de todas as classes sociais. Vão dar valor aos que menos têm.

    ResponderEliminar