Coisas de Técnicas de Venda

- 14.9.15


(Afonso) Mãe, sabes que o meu ponto alto, no ano passado, foi a vender agendas... Vendi 50 numa semana.

(Mãe) Eu sei. Foste o rei da lábia!

(Afonso) Foi fácil. Só tinha de esperar por um bom momento das pessoas. Não podia ir incomodá-las quando elas estavam por exemplo a sair do carro, à pressa, ou a correr com os filhos. Tinham de estar descansadas. Eu aproximava-me e fazia um grande sorriso. Daqueles sorrisos que cativam logo as pessoas. Depois mostrava a agenda e dizia coisas boas acerca do "produto", para justificar o preço. Mas o ponto alto era quando eu explicava que os lucros... os lucros... como é que se diz, mãe?

(Mãe) Revertiam?

(Afonso) Eu não dizia assim, mas "revertiam" é bom. É uma boa palavra para incluir na minha técnica. Ora os lucros revertiam para uma instituição que acolhe crianças desprotegidas e sem ninguém. Aqui tínhamos que fazer uma cara triste. Quando cai uma lágrima é ainda melhor!

(Mãe já escandalizada) Afonso!!!

(Afonso) O que foi, mãe? É por uma boa causa! Vale tudo. A pessoa não resistia e comprava. E no final tínhamos de ser simpáticos. Quem sabe essa pessoa ainda me comprava outra agenda, noutra altura... Mas eu ia sobretudo aos mais velhotes. Os avós com os netos não me resistiam! Eu mostrava as imagens aos pequeninos e ele começavam logo a pedir aos avós para comprar... Era limpinho!


Era, efetivamente, para uma boa causa. Mas nunca pensei que o meu filho fosse dotado de tantas manhas de vendedor...

You May Also Like

1 comentários