Coisas de Grande Reportagem sobre o Ensino

- 22.9.16

A Grande Reportagem da SIC acompanhou uma turma de 9º ano durante um ano inteiro e o resultado é emitido hoje, no Jornal da Noite.
A promo é já bem reveladora do que aí vem: "Não gosto como a escola me limita, em termos de aprendizagem", "Há grupos de miúdos a quem a escola já não diz nada", "Temos hoje um modelo de ensino bem próximo do modelo do século XVIII".
Que escola temos? E que escola queremos, afinal?

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemsic/2016-09-18-Que-escola-temos--Que-escola-queremos-

Da minha parte, resolvi escrever um manifesto que podem encontrar AQUI. A página do Movimento Mocho está prestes a ganhar forma, e desafio todos aqueles que refletem sobre estes temas a escreverem também o seu manifesto e a enviarem-no para movimentomocho@gmail.com.

Vamos a isto!

You May Also Like

2 comentários

  1. Este é um tema pelo qual me interesso mesmo muito! Aliás a minha filha mais velha, para já frequenta uma escola (privada) com ensino menos tradicional (MEM, Monssori, etc)! Mas ainda está no jardim de infância. Não vou perder a reportagem!!

    ResponderEliminar
  2. O meu filho tem 5 anos e frequenta o pré-escolar público. É uma criança que, quando está com sono faz birras e questiona tudo, quer saber os "porquês" de tudo e algo mais. As atitudes dele não são muito bem aceites pela educadora. Porque ele faz birras. Porque ele gosta de correr (não posso deixá-lo correr de maneira nenhuma). Porque ele quer saber tudo, com pormenores ao milímetro e não pode ser, porque não tem tempo...
    Sinceramente, se é assim no pré-escolar, nem quero pensar como será na escola primária. Ainda falta um ano, mas já estou a pensar nisso, estou a sofrer por antecipação. E sinto-me triste, porque tenho pena de as crianças não poderem ter uma infância feliz e despreocupada, a aprenderem o necessário, com apoio dos adultos, porque não há tempo!!!

    Sandra F.

    ResponderEliminar