Coisas de Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

- 18.11.16

Hoje, Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, eu e a Vânia Beliz fomos ao Parlamento apresentar o nosso projeto "A Viagem de Peludim", um livro com guia para pais e Educadores que ajuda a trabalhar os primeiros conceitos de Educação Sexual (o conhecimento do corpo, o respeito pelo nosso e pelo do outro, a intimidade, a higiene, etc) com os mais novos. Não dá resposta ao abuso sexual sobre crianças, mas ajuda a preveni-lo. Uma criança que conheça o seu corpo, que saiba desde cedo como ele deve ser protegido e cuidado, e que tenha à-vontade com pais e educadores para falar sobre a sua sexualidade (num sentido lato), estará sempre mais protegida do que uma criança que não tenha esse conhecimento, nem à-vontade para falar com aqueles que têm como missão protegê-la.

Os filhotes mais velhos fizeram-me companhia, e foram tão bem tratados como nós. Para além de estarem maravilhados com o espaço, que ainda só tinham visto na TV, muitos oradores dirigiram-lhes a palavra e tornaram a Sala do Senado, no Parlamento, num espaço aberto a todos, a todas as idades, a todos aqueles que queiram refletir sobre o seu país e o melhor para os seus cidadãos.




Ainda há muito por fazer, mas é muito bom perceber que, em torno da questão da protecção e defesa das nossas crianças, existe um enorme consenso e vontade de ação.

Vamos a isto!

PS - E não deixem de ver e partilhar o vídeo sobre a prevenção do abuso sexual sobre crianças, que contou com a ajuda de muitas caras conhecidas, entre elas a Maria da Massa Fresca... AQUI

You May Also Like

0 comentários