Coisas de A Escola Vai Mesmo Mudar

- 3.11.16

(Mãe) Afonso, a mãe ontem desabafou no Facebook sobre o que tu sentes em relação à escola e tive centenas de Comentários e Partilhas. Estamos a reunir ideias para pormos isto tudo a mexer.

(Afonso) Então a escola vai mesmo mudar?

Já não lhe via aquele brilho nos olhos há muito tempo. Acho que já não acreditava que fosse possível, pelo menos no seu tempo.
Tudo há ainda por fazer. Mas, por filhos com brilhos nos olhos, é mesmo para arregaçarmos as mangas e pormo-nos a mexer...

(O que partilhei hoje, e para o qual conto com os vossos preciosos contributos):

"O descontentamento em relação ao estado a que chegou o nosso Ensino é generalizado. Alunos, professores e pais reclamam por mudanças, profundas e estruturadas, mas a nossa voz não tem chegado a quem tem o poder e o dever de reformular um sistema obsoleto, desadequado e burocratizado.
Existem já vários grupos organizados (como é o caso da Rede Educação Viva) a pensar na mudança. A traçar novos rumos para aquilo que pode ser o nosso Ensino - e com certeza que todos os nossos contributos serão válidos. Mas é importante fazer chegar ao Ministério a dimensão do nosso descontentamento. Por isso, hoje, sugiro fazermos um brainstorming para encontrar ideias válidas que possam levar mais longe e mais alto a nossa voz.
O brainstorming tem regras: podemos sugerir o que quisermos, sem censura; da quantidade nascerá a qualidade, até porque é preciso passar das ideias mais óbvias para as disparatadas, para chegar finalmente às interessantes.
Quem tem ideias sobre o que se pode fazer? Algumas sugestões que surgiram ontem ou me passaram pela cabeça entretanto:

- Carta-modelo para o maior número de pessoas assinar e enviar ao Ministério. Podemos enviá-las todas no mesmo dia e entupir, literalmente, a caixa do correio.
- Pedir aos nossos filhos/alunos que façam pequenos vídeos sobre aquilo que acham do ensino, que reuniríamos (a página Por uma Escola Diferente pode partilhar todas estas manifestações) e enviaríamos ao Ministério.
- Organização de um debate com alunos de várias escolas, para o qual convidaríamos o Ministro.
- Concentração à porta do Ministério de pais, professores e alunos, unidos na mesma causa.
- Um avião a sobrevoar o Ministério com um slogan que arranjaríamos para o efeito.
- Chuva de panfletos com o nosso Manifesto, sobre o Ministério. Ou sobre Leiria, onde o Ministro estará a ouvir os alunos sobre este tema.
- O Ministro Vai à Escola: desafiarmos o Ministro a, durante uma semana, ser aluno numa escola. Com direito a 3 ou 4 testes, TPCs e uns quantos trabalhos de grupo. Idealmente, inserido numa família (até ofereço a minha, numerosa, para se perceber bem o caos e o desgaste).

Aceitam-se as mais loucas sugestões. Havemos de encontrar uma (ou algumas) que nos sirva..."

You May Also Like

0 comentários