Coisas de Ministro vai à Escola

- 2.11.16


https://www.publico.pt/sociedade/noticia/ministro-da-educacao-vai-ouvir-o-que-os-alunos-tem-a-dizer-sobre-curriculos-1749625
"Conferência em Leiria, na sexta-feira, junta estudantes do ensino básico e secundário. Tradicionalmente, os alunos não são ouvidos em contexto de gestão curricular. Esta conferência visa corrigir essa prática", diz ministério de Tiago Brandão Rodrigues."

Ainda ontem, perante o desespero do meu filho mais velho, que tinha de meter na cabeça uma pilha de matéria "que não tem interesse nenhum para a minha vida", lhe sugeri que escrevesse uma carta ao Ministro. Que lhe explicasse porque é que os alunos, aos 13 anos, com melhores ou piores notas, estão absolutamente saturados da escola (e ainda estamos em novembro!) Que lhe falasse da sua falta de tempo para descansar. Da sua falta de tempo para ler e pesquisar o que lhe interessa. Das aulas entediantes. Dos professores inevitavelmente desmotivados. Das cadeiras e mesas insuportavelmente desconfortáveis, onde criança e jovem nenhum deveria passar um dia inteiro. Etc, etc, etc.
O meu filho suplica-me para que o deixe estudar em casa. Ou, em alternativa, que crie uma escola onde ele e os irmãos possam ser mais felizes. Onde todas as crianças e jovens deste país possam crescer motivados e realmente preparados para o mundo que os espera.
Enquanto essa escola não chega, temos um Ministro disposto a ouvir os alunos. Por isso, alunos, o que vos peço é que não se calem. E os que não estão em Leiria, escrevam. Façam vídeos. Mandem sms. O que quiserem. Mas, por favor, se alguém está disposto a ouvir as vossas vozes, não deixem de se fazer ouvir!

You May Also Like

0 comentários