Coisas de Aula de História ao jantar

- 11.1.17

(Afonso) Então, mãe, para ti o Mário Soares fez bem ou fez mal ao país?

O Afonso já vai acompanhando as notícias, vai estando a par do mundo, e nas redes sociais apercebe-se de todo o tipo de opiniões. Mas o que as redes sociais não têm, na maioria dos casos, é a argumentação que sustenta cada uma das opiniões. Os factos. O contraditório de cada uma das opiniões. A pergunta serviu assim de mote para uma conversa em família sobre a vida e o legado de Mário Soares. Mas também sobre o que é isso de fazer ou mal ou país. A importância das coisas no seu contexto. E a certeza de que é muito difícil alguém fazer tudo bem a vida toda. Que ninguém agrada a todos. E que o mais importante é agirmos de acordo com a nossa consciência e o nosso coração.

PS - E a propósito deste tema e da importância que é discutir o mundo com as crianças, aconselho a leitura deste artigo de opinião, de David Rodrigues: https://www.publico.pt/2017/01/10/politica/noticia/a-aula-de-historia-de-hoje-1757726

"As escolas continuam – na sua grande maioria – a viver muito divorciadas das comunidades, dos problemas que os alunos querem resolver e sobretudo desenvolvendo a ideia – muito questionável – que antes de se chegar à prática é preciso encher a cabeça com teoria. A experiência dos alunos, as suas questões, a importância do quotidiano continuam a ser 'parentes pobres' da pedagogia nas escolas portuguesas. O edifício do que se chama 'currículo' é resultado da construção destas opções. O certo é que cada vez que pensamos em mudar a escola, sempre pensamos que os obstáculos são os programas que são longos, são os conteúdos que são complexos e precisam de muito treino, etc. Mas os programas e os currículos são eles próprios fruto destas opções que valorizam sobre tudo e sobre todos o conhecimento dos manuais e dos programas em detrimento do conhecimento que se constrói a partir da realidade e da experiência dos alunos."

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