Coisas de Assembleia de Crianças e Jovens

- 7.5.17


Já era um sonho antigo meu, e é desta que vai acontecer! No âmbito do Forum Terra, três associações (entre elas o Movimento Por Uma Escola Diferente) vão levar 140 jovens à Assembleia para que os deputados oiçam as suas ideias para Portugal e para o Mundo. Vai ser já na próxima quarta-feira, dia 10, entre as 10.30h e as 13h (espreitar o programa AQUI), e podem acompanhar em direto através da Rádio Miúdos.

Até lá, espreitem o que escrevi para as Capazes sobre o tema AQUI:

E hoje, por ser Dia da Mãe, o que pedi aos meus filhotes de presente, foi que me deixassem fazer com eles uma micro-Assembleia semelhante às que as escolas e associações que lidam com crianças e jovens têm estado a fazer. Bem, na verdade, uma família é quase uma Instituição (uma belíssima instituição) que "lida" com crianças :).

Ora aqui vão então as decisões dos meus filhos para o nosso país e a nossa Terra (as três melhores, para cada tema):

CUIDAR DE MIM:
- Abolir a venda de tabaco
- Chegar a acordos para acabar com a produção de drogas
- Obrigar a que todos os detergentes produzidos sejam menos agressivos e prejudiciais para a saúde.

CUIDAR DOS RELACIONAMENTOS, DA COMUNIDADE:
- Para acalmar as pessoas, fazer 3 vezes por semana sessões de relaxamento coletivo, na praia ou no campo.
- Não ter horários tão rígidos, para que as pessoas consigam dormir o que precisam. As aulas também não deviam começar tão cedo.
- Em casos de conflitos, assaltos, etc, a polícia não devia andar com pistolas que matam, mas com pistolas de dardos tranquilizantes.

CUIDAR DOS RECURSOS, DAS ESPÉCIES, DO PLANETA (nesta área foi muito difícil escolher apenas 3...)
- Em vez de estarmos sempre a comprar e consumir coisas novas, promover a indústria de produção de coisas a partir do lixo. Assim produzimos menos lixo e acabamos com o lixo que já temos.
- Promover a partilha e a troca de objetos (coisas que não queremos ou usamos pouco, coisas que dão para várias pessoas, etc)
- Criar "polícias do lixo" - podiam ser voluntários, mas zelavam pela limpeza de todos os espaços. Quem deitasse lixo no chão ou no mar tinha de fazer trabalho voluntário a apanhar lixo.
- Transformar os Jardins Zoológicos em reservas protegidas onde os animais podem estar em liberdade.
- Oferecer às pessoas máquinas de compostagem, para promover esta prática.

Eu não sou deputada nem mando no país, mas como pertenço à chefia desta família, comprometi-me, para já, a comprar uma pequena máquina de compostagem, a trocar todos os detergentes por detergentes ecológicos (ainda só temos alguns) e a não descurar as nossas sessões de relaxamento (que não acontecem há semanas por alegada falta de tempo).

E por aí? Também querem experimentar fazer este exercício?
E, se quiserem partilhar os vossos resultados com os deputados do nosso país, só têm de preencher a ficha de inscrição e escrever as ideias dos vossos filhos até dia 9 através do link http://www.terra.org.pt/fazer-assembleia.html

You May Also Like

0 comentários