Coisas de Assembleia de Crianças e Jovens!

- 11.5.17

- Não somos meras crianças e jovens. Somos o futuro!
- Estamos preocupados com o que os adultos andam a fazer...
- Não basta dizer aos jovens para largarem as tecnologias. É preciso que os nossos governantes criem espaços ao ar livre, seguros, para que as crianças e os jovens possam sair de casa e conviver de forma saudável.
- Queremos que os pais tenham mais tempo e sejam mais apoiados, para poderem educar melhor os seus filhos.
- Queremos mais psicólogos nas escolas. Há muitas crianças e jovens a sofrer.
- As crianças e os jovens estão sobre uma grande pressão, por causa da escola.
- Os pais trazem trabalho para casa e os filhos também. Tem de haver mais respeito pelo descanso e pelo tempo em família.
- Temos de nos unir mais, enquanto comunidade, e ajudar aqueles que precisam mais de nós, como as pessoas deficientes e os mais idosos.
- Queremos substituir o bullying pela amizade...
- Estamos a matar lentamente a Terra que nos dá tudo para vivermos.
- Portugal tem de ter a coragem de se assumir por aquilo que tem de melhor e orgulhar-se de fazer diferente: temos sol, vento, mar... Temos pessoas solidárias.
- Os interesses económicos não se podem sobrepor àquilo que tem de ser feito.
- Precisamos de líderes mais conscientes.
- Nas escolas devia haver uma disciplina só para que as crianças e os jovens pudessem debater estes assuntos. Melhor ainda: devíamos parar um ano inteiro só para pensarmos no que andamos a fazer, aprendermos a dialogar uns com os outros e a respeitar-nos... e depois logo voltámos aos estudos.
- Devia criar-se um Ministério da Infância, para que as crianças e os jovens pudessem ter voz e ajudassem a consertar o que está mal.

Estas foram apenas algumas das muitas ideias que nos chegaram, das nossas crianças e jovens. Algumas ditas de viva voz na nossa Assembleia de ontem, na Assembleia da República, aos deputados presentes.
As nossas crianças e jovens têm perfeita noção do que não está a funcionar e do que deve ser feito. Querem fazer a sua parte.
E nós? Estamos dispostos a fazer a nossa?

(Agradecimento especial à Associação Fazedores de Mudança, Por Uma Escola Diferente, Cooperativa Horas de Sonho, João Sem Medo, pela organização, GuessWhat pela comunicação, e aos restantes voluntários que ajudaram na logística do dia. Aos diretores e professores que arranjaram tempo para envolver os seus alunos nesta iniciativa, e sobretudo aos alunos, pelo entusiasmo e visão. Aos convidados e aos deputados presentes, que levaram dali muitas inquietações, ideias e sonhos)








You May Also Like

0 comentários