Coisas de Desafio Literário

- 3.9.17

O desafio do Coisas de Pais para hoje (e, se ainda não conhecem este meu novo projeto, vão lá espreitá-lo, pf!) consistia em tentar imitar alguns autores portugueses, nos seus estilos inconfundíveis (http://www.coisasdepais.pt/escritores-do-pais/).

Escolhemos José Saramago, Valter Hugo Mãe e Joana Bértholo. E os filhotes mais velhos aderiram tão bem ao desafio, que estivemos a rir que nem uns perdidos durante uma boa meia hora (o que, para um exercício de escrita, com filhos adolescentes, é uma proeza!)

Aqui ficam alguns excertos das "pequenas obras" dos meus escritores:


Afonso Saramago:

"Lá ia o Jorge a passear na floresta amazónica quando viu um macaco, e virou-se para ele e disse então, por aqui, onde se arranja um bom hotel e o macaco disse-lhe uahahahahahá e o Jorge disse-lhe ok."

Sebastião Hugo Mãe (ainda com letras minúsculas e sem dizer a palavra "Não", como no seu livro "Homens imprudentemente poéticos":

"o sebastião vira-se para o afonso e pergunta:
- és parvo?
e o afonso diz:
- eu queria dizer o contrário de sim, mas eu até sou, portanto vou dizer sim..."

Afonso Hugo Mãe:

"lá ia o jorginho mãe a passear quando o manel lhe perguntou:
- quer ir pentear macacos comigo?
e o jorge mãe disse:
- eu gostava de dizer que sim mas de momento apecete-me fazer o contrário do que está a sugerir pelo que vou ter de dizer que, de momento, parece-me uma ideia que me vai desfavorecer.
(devia ter dito logo que não, que velho irritante!)

Sebastião Bértholo (todas as frases começadas por "Havia" - como no livro da Joana, com esse nome, onde todos os contos começam por "Havia" - e vírgulas entre todas as frases, como noutro conto desta autora):

"- Havia, algo, aí? - perguntou, a, Joana, Bértholo.
- Havia. Havia, banana, pizza, laranja, pão, cereais."

Afonso Bértholo:

"Havia, uma, vez, um, professor, de, matemática, que, me, perguntou, porque, raio, é, que, eu, escrevo, assim. Eu, disse, que, era, só, divertido, e, o, professor, farto, de, ler, deu, um, tiro, na, cabeça.
Havia, uma, vez, um, professor.


(Mãe) Meninos, querem experimentar o estilo de mais algum escritor?

(Afonso) Sim. O estilo da Sara Rodi...

(Mãe) Ó, filho... Mas a mãe não tem assim nada que a distinga dos outros autores...

Mas ele já estava a rabiscar qualquer coisa no papel...


Eles sabem que a mãe, sempre que pode, mete uns alliens ao barulho :). Entre os filhos, pelo menos, já é famosa por isso...

You May Also Like

0 comentários