Coisas de Flexibilização Curricular

- 13.9.17

As escolas dos meus filhos aderiram à flexibilização curricular, e o dia de hoje foi passado entre reuniões numa e noutra, a ouvir o que vai mudar e os resultados que os professores esperam obter com essas mudanças.

Nem tudo vai ser perfeito. Nem tudo vai funcionar como gostaríamos (alunos, pais e professores). Mas começar o ano com espírito de mudança e entusiasmo contagiante, só pode resultar em coisas boas.

Amanhã o meu filho do 7º vai passar o dia em workshops sobre alimentação saudável e cidadania. No dia a seguir tem um peddy paper. Depois começa a ter aulas "a sério", mas pelo meio haverá semanas temáticas e interdisciplinares com jogos, apresentações, teatros, arte... e um ensino mais centrado no aluno e no seu desenvolvimento de competências essenciais (mais do que conteúdos descontextualizados).

Na escola dos mais novos, agora no 3º ano, aposta-se em aulas de projeto, Expressão Dramática, Assembleias de Escola e aulas de Competências Sociais. E hoje o Dudu e a Nonô já regressaram a casa entusiasmados com um papelinho cheio de elogios, colado nas costas.

(Nonô) Cada um de nós tinha de escrever um papel a outro colega, com elogios. Escreveram coisas tão bonitas, mamã!


Perguntarão alguns para que serve perder tempo a escrever elogios, com tanta Matemática e Português para aprender?
É que hoje, felizmente, a Neurociência conhece melhor o funcionamento do nosso cérebro, e crianças com boa auto-estima aprendem melhor. Assim como crianças entusiasmadas com uma escola que fomenta relacionamentos saudáveis e espírito de grupo.

Força, professores! Para a frente é o caminho...


"Estou aqui para ensinar umas coisas e aprender outras. Ensinar, não: falar delas. Aqui e no pátio, e na rua e no vapor, e no comboio e no jardim, e onde quer que nos encontremos..." (frase de Sebastião da Gama, partilhada hoje numa das escolas)

You May Also Like

0 comentários