Coisas de Afonso e os sentimentos

- 3.11.17

Hoje partilhei com o meu filho mais velho o resumo do novo livro de António Damásio, sobre a importância dos sentimentos e das emoções.

(um excerto AQUI e uma Entrevista ACOLÁ)

(Afonso) Eu acho que andamos a procurar respostas nos sítios errados. Ok, é importante concluirmos que determinadas coisas exteriores nos provocam sentimentos e que eles desencadeiam coisas dentro de nós. E estudarmos o que se passa no cérebro. Mas o que temos de perceber é que fenómenos exteriores são esses que nos causam sentimentos, e como podemos repeti-los e usá-los para modificar os sentimentos.

(Mãe) Tipo uma máquina que nos induza fenómenos para trabalhar os sentimentos e resolver emoções? A realidade virtual já faz isso, mas sem critério... Se compreendermos que tipo de fenómenos induzem que tipo de sentimentos em cada pessoa, isso pode vir a tornar-se uma terapia.

(Afonso) Sim. (reflete) O problema é que, se isso cai nas mãos de algum ditador, ele pode usar isso para todos terem sentimentos maus. Ou sentimentos bons. E, se só tivermos sentimentos bons, somos uma folha de papel sem graça...


O sonho do meu filho é um dia poder investigar todas estas questões a fundo.
Já eu... tenho matéria para o meu próximo romance!

You May Also Like

0 comentários