Coisas de cores das palavras
25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência sobre as Mulheres.
Em dia de refletir sobre a violência que é exercida, um pouco por todo o mundo, contra as mulheres e as raparigas, não podemos não pensar no papel da Educação, em todo este processo. Se é certo que Portugal está longe de muitos países onde essa violência é diária, sistemática, e atinge todas as mulheres e raparigas indiscriminadamente, ainda há muito por fazer no nosso país. E isso faz-se com uma política de alerta e diálogo que deve começar logo desde a infância. No livro "A Viagem de Peludim", que escrevi com a Vânia Beliz, propomos que pais e filhos pensem em conjunto sobre o que é o nosso corpo, porque devemos respeitá-lo e respeitar o corpo dos outros, aceitando as nossas maravilhosas diferenças.
Neste livro da Susana Pedro, que hoje me cabe apresentar, propõe-se um diálogo sobre a nossa história e a história dos outros, cruzada com a nossa. Entendê-las é aprender com elas e respeitá-las. É dar-lhes valor. Valor a cada gesto, a cada palavra... E é aprender a pensar no que queremos escrever na parte da nossa história que ainda está em branco, onde não podem faltar valores como a paz, o respeito e a compaixão.
Juntem-se a nós hoje à tarde, às 15h, na FNAC do novo centro comercial de Évora. Vamos falar disto e muito mais, com muitos sorrisos e abraços à mistura.
0 comentários