Coisas do Ruca

- 7.11.06

Enquanto dava o jantar ao meu filho Afonso, olhei ontem para o Ruca como se fosse a primeira vez. Já tinha visto várias vezes os desenhos animados desse menino traquinas que levou o meu filho a trocar o "mãe" habitual por um insistente "mamã" que irrita profundamente o meu marido - até porque ele passou a ser o "papá". Mas ontem, e só ontem, olhei como deve ser para o penteado do novo amigo do meu filho. Penteado? Eu diria mais "despenteado". Ou melhor, ausência de penteado. Então não é que o Ruca é careca? Um único caracol no meio da testa? O Ruca tem três anos, por favor! O que terá levado os pais a rapar o cabelo ao seu filho mais velho? - até porque a irmã do Ruca tem uma farta cabeleira. Piolhos? Um pastilha colada ao couro cabeludo? Ou engaram-se no programa da máquina de cortar cabelo? A única vez que o meu marido agarrou na nossa máquina para "aparar" o cabelo do Afonso, fez-lhe uma auto-estrada na nuca que me arrancou umas valentes lágrimas, seguidas de umas valentes gargalhadas. O meu filho não percebeu o drama, muito menos a comédia, até porque teve que andar os meses seguintes com o cabelo à pente 1 e um gorro na cabeça para o proteger do frio. Se ele já conhecesse o Ruca nessa altura ficaria mais consolado. É que o Ruca NÃO tem cabelo! Pente zero? Foi à Mena e ela "cortou só um bocadinho" (é sempre o que ela diz à minha mãe quando "rapa" a cabeça do meu filho. Tão cedo não corta o cabelo em Évora)? Ou - meu Deus! - será que o Ruca tem cancro?
Sou pela liberdade criativa de quaisquer criadores, mas preciso de respostas. Um episódio que seja em que se explique esta ausência de cabelo. E quando o meu filho perguntar: "Mamã, porque é que o Ruca não tem cabelo, mamã?". Ou, pior ainda: "Mamã, quero ter o cabelo como o Ruca, mamã..." Rapar o do Afonso não seria difícil. Mas liso como é, ia ter uma trabalheira enorme em transformar-lhe o único fio de cabelo que restasse em caracol...

PS - Amanhã vou falar de pilinhas.

You May Also Like

21 comentários

  1. Cara mãe do Afonso
    O Ruca não tem cabelo pelos mesmos motivos que o Pato Donald usa luvas brancas. Na verdade, ele não trabalha num qualquer laboratório, nem se está a preparar um qualquer CSI Disney, no decurso do qual o Pato Donal dirá a uma Margarida também de luvas: "Achas que o cabelo que encontrámos nas unhas da Clarabela é de quem?" "DNA Positive Match! Ruca?!... Who the hell is Ruca?..."
    Cara mãe, não há 'teoria da conspiração'. A conspiração existe, ela é real! Se apenas agora abriu os olhos, coloque uns óculos escuros. Quando se fizer luz, vai ser a doer.
    Um conspirador algo experiente

    ResponderEliminar
  2. Cara mãe do Afonso
    Não quero monopolizar o seu espaço mas... Qual é o problema com 'mamã' e 'papá'? Provavelmente sente-se iniludivelmente remetida para categorias discursivas como 'popó', 'chicha', 'peta' (de chupeta, não de mentira), 'papa' (de comida e não de Pontífice), 'chucha', 'pipi', 'cocó', entre outras. Não desanime, resta-lhe, por exemplo, 'bebé' que não é usada com esse mesmo sentido... de 'totó' (de parvinho, não de penteado).
    Obrigado pela atenção dispensada.

    ResponderEliminar
  3. Toutinegra, você acaba de ganhar o prémio de "Arrasador de blogs em 10 linhas"! Felizmente não levo isto dos blogs muito a sério e o meu objectivo é mesmo dizer uns disparates, ou já teria enfiado os óculos escuros e reduzido o meu ego à insignificância cibernautica. De qualquer esteja à vontade (já percebi que vai estar de qualquer maneira...). É sempre um prazer...

    ResponderEliminar
  4. Cara mãe do Afonso
    Estou efectivamente à vontade mas vejo que estava de óculos. Se os tirar, vai ver que não estava a arrasar nada. Já pensei, em relação a uma série de casais com crianças que conheço, o porquê destas configurações dos desenhos animados.
    Não amue comigo, estava na mesma onda no primeiro comentário. No segundo estava apenas a expressar-me enquanto agente secreto que sou.
    Continue lá a blogar porque faz falta e vai ver que até nos damos bem, ultrapassados os mal-entendidos. Estou farto de ter de ser discreto, enquanto personagem, pelo que aqui, na blogosfera tenho de ser provocatório. O Freud explica isso
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. ola!
    O ruca ñ tem cabelo, por causa daqueles meninos que tem cancro e tem que rapar o cabelo.
    É a explicação que eu conheço e que faz todo o sentido.
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  6. Olá. Pois é a razão para a falta de cabelo do Rucca é o cancro. Assim como a Hello Kitty, que não tem boca, porque foi uma mãe que (há 35 anos atras) a criou para conseguir dinheiro para operar uma filha que não falava (pelo que sei a operação não resolveu o problema). São formas simples de alertar para alguns problemas.

    Ass: Uma recente mãe que se tem informado.

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. eu tambem alinho para a campenha contra o cancro do ruca

    ResponderEliminar
  8. Olá Sara,
    O Ruca não tem cabelo foi foi desenhado em honra de um menino, vítima de cancro que ficou sem cabelo.
    Tem uma explicação, uma historia. Apesar das crianças na sua inocência, nem repararem nesse detalhe.

    ResponderEliminar
  9. Olá Paula. Nestes 6 anos de blog já tive oportunidade de ouvir várias a explicação da ausência de cabelo do Ruca, que tanto me enterneceu. E sou absolutamente fã da série e dos livros. E sim, tem toda a razão. Nenhuma criança repara no facto. Só mesmo os nossos olhos de adultos, críticos por natureza, é que reparam nesse pormenor. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que o Ruca não tem cabelo, porque é um desenho animado! E nem todas as crianças tem de ter cabelo! Já pensaram que o ruca tem cabelo so que vai a cabeleira e corta-o rapado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao. O Ruca nao tem cabelo porque foi desenhado em honra de um menino que tinha cancro.

      Eliminar
  11. U Ashku Rhuka nauhm tennm kabÊluhx purrke heh bÉbézinhux

    ResponderEliminar
  12. o ruca é careca pq tem um problema raro capilar por isso tmb n tem ******.

    ResponderEliminar
  13. Aquilo que pude constar é que o facto de não ter cabelo, é por ser uma história contada por um pai que perdeu o filho com cancro, se reparar foi feito como se de um sonho se tratasse, daí a nuvem em volta dos desenhos.

    ResponderEliminar
  14. O Ruca é careca derivado a duas coisas, um porque morreu uma criança com cancro (o pai desse menino ficou triste, mesmo a familia), o outro caso éque há crianças com cancro, o que originou a vinda dessa banda desenhada, euvia muito disso.
    Há, um dos melhores amigos do Ruca, Leo, é Judeu,se caso não souberem, o Leo é Judeu.

    ResponderEliminar
  15. olá, para esclarecer algumas dúvidas em relação ao problema capilar do Ruca::
    Originalmente Caillou(RUCA) foi criado como um bebê nos livros que deram origem aos desenhos animados, por isso ele mantem a imagem carequinha nos desenhos mesmo estando já com 5 anos.

    Isso explica o porque do Caillou ser carequinha e esclarece os rumores de que ele era careca porque tinha tido câncer. Isso não é verdade. O personagem se manteve careca apenas porque o criador do Caillou decidiu que assim seria para não descaracteriza-lo e para que ele não perdesse a imagem inicial, com a qual as crianças já estavam familiarizadas.

    ResponderEliminar