Coisas de Mortes Reais

- 29.1.07

Coisas de Pais
Morreu o Padrinho Xico. O Xiquito das piadas, das aulas de solfejo, das missas tocadas em dueto (eu no órgão, ele no saxofone, com as velhinhas todas a desafinar por trás), das histórias de um passado sofrido que sempre pensei um dia vir a escrever... Tenho pena que os meus filhos não venham a conhecer este Xico e, se alguma memória neles ficar, seja a do Xico que visitávamos sempre que íamos a Évora, porque estava doentinho.
Para dar resposta às dúvidas do Afonso antes que ela surjam (e nos momentos menos oportunos, às pessoas a quem ainda custa muito dar-lhes resposta), resolvi falar com ele e explicar-lhe que o padrinho Xico morreu e está no céu. Foi a caminho do supermercado, depois da escola. "Morreu porquê?". Perguntou logo. E eu respondi que era velhinho e estava doente. Que todas as pessoas têm um dia de morrer. "E vão para aonde?". Repeti-lhe que iam para o céu. Apesar de me ter divorciado da Igreja há uns anos, por esta e por outras razões, dá muito jeito continuar a existir um céu como explicação. E ainda emoldurei a questão com algo visível, que desse ao meu filho matéria para ele sonhar: "o padrinho Xico agora é uma estrelinha do céu. Vai ficar lá em cima, a brilhar e a olhar para nós." No supermercado, o Afonso esqueceu o assunto, mas assim que saímos, como já era noite, olhou para o céu e perguntou: "Qual é o Xico, mamã?". Eu sorri, olhando o céu, que por acaso nesse dia tinha muitas estrelas. "Não sei, filho...". "Acho que é aquela ali..." - respondeu, apontando para uma. E ficámos os dois a olhar aquela estrelinha que de repente se tornou especial. Como o padrinho Xico foi para nós. Nada é assim tão simples. Mas podia ser, não podia?

You May Also Like

2 comentários

  1. O mundo está mais pobre, uma alma e um humor como o do padrinho xico são insubstituiveis!!! Sou em parte mais afortunado que o Afonso pois ao contrário dele só conheci o Xiquinho cheio de luz e vida sempre alegre sempre pronto e que carinhosamente me tratava por Janito!!! Jamais o esquecerei e só tenho pena de apesar de tudo não ter estado presente na fase mais dificil da vida dele. Na minha idade ultrapassa-se bem a memória e o q interessa é estar lá.
    Enfim, saudades de Evora das pessoas e de tudo o que representa em mim!
    Também já vi a estrela...

    ResponderEliminar
  2. Definitivamente cada vez mais acredito que as pessoas q partem vao para as estrelas, e da forma como o Padrinho Xico gostava de nos ensinar onde ficava a estrela polar, e a ursa maior, e todas as outras constelações que ele sabia e dizia, isabelinha, olha pr'aquela... Tenho a certeza que ele está na que mais brilha!

    ResponderEliminar