Coisas de Deuses animais

- 9.8.08

Depois de explicar ao meu filho que o touro era um animal sagrado no Antigo Egípcio, e que algumas religiões implicavam a adoração de animais, ele fez-me as mil e uma perguntas mais difíciis de responder, acerca de religião. Lá lhe fui explicando que numa era assim, noutra era assado, numas havia estátuas, noutras altares, numa as pessoas morriam iam para o céu, noutras iam para a pele de outras pessoas... e ele lá ia rindo de umas, ficando a pensar noutras, mas a que ele achou mais graça foi mesmo àquela que adorava o touro, porque aí há tempos foi a uma tourada e achou graça que no Antigo Egipto adorassem um animal que ele, em pleno Campo Pequeno, viu ser espetado por toda a gente entre palmas e assobios.
Já com o livro fechado, água e xixi cama cumpridos, chamou-me e disse-me baixinho:
- Sabes que eu já escolhi o meu Deus, mamã...
- Ai sim, Afonso? E então?
(Pensei que se tinha esquecido do touro e ia mostrar-se rendido aos ensinamentos dos avós que o levam à missa e lhe explicam tudo sobre Deus e Jesus.)
- A partir de agora vou adorar o Deus-pato...
(Não sei porquê, mas acho que os avós não vão achar piadinha nenhuma...)

You May Also Like

3 comentários

  1. O problema é dos avós... Sabe-se lá que deuses incensarão nos seus mais recônditos lugares da mente...
    Aposto - e não conheço os avós, claro - no Deus-orelhas-de-morcego-Ratzinger, esse ser de vozinha frágil e carregadinha de suave progestrona, de sapatinhos Prada, vermelhos. Lido, ainda vá. Também se lê Friedrich Wilhelm Nietzsche e não temos de o ver.
    Pessoalmente, voto no Deus-pato. E Jesus Cristo também votaria, provavelmente. É que o livre arbítrio tem destas coisas e JC, definitivamente, perdeu o controle sobre a sua igreja...
    (Já agora, os avós não visitam este cantinho da blogosfera, pois não? É que não queremos milindrar inguém, especialmente agora que o Deus-pato tem, pelo menos, dois seguidores.)

    ResponderEliminar
  2. Sou eu outra vez...
    Só para avisar que, amanhã, passarei a venerar o Deus-pacaça e, lá para o fim da semana, o Deus-ornitorrinco.

    ResponderEliminar
  3. Olá Sara!
    O meu pai deu-me a morada!
    Já li algumas passagens do blog e fartei-me de rir, porque qualquer dia, também devo estar a contar histórias do género das tuas.
    Eu, também tenho um blog, mas está privatizado. Manda-me um mail para: anatorrado.design@gmail.com
    que em seguida mando-te um convite!
    Quando é que nos encontramos?
    Beijinhos

    ResponderEliminar