Coisas de 1ª Audição

- 3.6.12

Ontem o meu filho Sebastião teve a sua primeira audição de guitarra. Mas, despassaradinho como só ele é, já íamos no carro a caminho de lá quando ele se consciencializou do que ia fazer. Tinha saído de um treino de hóquei, vinha a comer um folhado de salsicha (o seu preferido), quando lhe expliquei as regras de uma boa audição:
- 1º esqueceste-te que as pessoas estão a olhar para ti. Tocas como se estivesses em casa.
- 2º se te enganares, continuas. Ninguém vai notar se seguires em frente.
- 3º no final agradeces e sais calmamente.
E, de repente, o meu filho que parece estar sempre descontraído (normalmente até demais), embrulhou o que restava do folhado no pacote e levou a mãozinha à barriga.
- Acho que não consigo comer mais. Estou um bocadinho nervoso, mamã.
E comecei a ver o filme todo... ia ser uma desgraça! Ele lá foi, o professor afinou a guitarra, ele brincou com os colegas aparentemente descontraído, mas quando chegou a sua vez de subir ao palco, deu a primeira nota e parou. Eu estava a filmar e parei também, já à espera do pior. Ele arrancou outra vez, e falhou a nota. O professor tentou que ele continuasse, mas quanto mais tocava, pior saía. Foram uns 3 minutos altamente constrangedores, onde senti o meu coração apertado, não pela figura que ele estava a fazer perante tanta gente, mas porque eu sabia que o seu coração estava a bater forte demais, e as suas mãos tremiam de um nervosismo que ele ainda nunca tinha sentido e não sabia controlar.
Quando saiu, foi ter com os amigos sem olhar para mim. E senti-me mal no papel da mãe exigente, que afinal também sou.
Tive de o obrigar a vir ter comigo e dei-lhe colinho e beijinhos. O coração dele ainda batia muito forte, e tive de lhe contar a vez em que, com a idade dele, tive de subir ao palco para declamar uma poesia. Até costumava sair-me bem nessa tarefa, mas nesse dia bloqueei, não me saía uma palavra, e até chorei em palco. Às vezes falhamos. E é importante que aconteça. Quem nunca falha, não sabe dar verdadeiro valor às vezes em que consegue.

You May Also Like

1 comentários