Coisas de Ronaldo

- 19.6.12

No passado Domingo eu, como tantos milhares de portugueses, vibrei com o jogo de Portugal. Não percebo muito de futebol, não conheço os jogadores, mas gosto de ver o meu país a ganhar, no relvado ou onde quer que seja. Por mais que nos julguemos cidadãos do mundo, quando ouvimos o nosso hino, quando vemos as nossas cores, sentimos uma inexplicável sensação de pertença, e toca a defender aquilo que sentimos como nosso.
E então berrei, torci, gritei, saltei da cadeira. E, quando vi o Ronaldo a marcar o primeiro golo, fiquei feliz e feliz também por ele, que bem deve ter penado depois do jogo anterior. Foi quando o vi olhar para as câmaras e fazer um gesto esquisito. Levou o polegar à boca e disse qualquer coisa que eu não percebi. Imaginei logo que fosse um nome feio, e o gesto também algo menos próprio. Mas pronto, desculpei o rapaz. Foi um acto de libertação, depois de uma semaninha de aperto. Foi quando me explicaram:
- Ele disse "É para ti, filho". O filho dele faz 2 anos hoje.
E pronto. Lá veio aquela lágrima marota. Se antes o perdoara, naquele momento revi-me naquele gesto de Pai, que dedica o seu melhor momento ao filho. A sua Paixão. A sua Honra. A sua Vida. Como não nos emocionarmos com isso? E só de pensar naquele filho, em casa, a ver o seu Pai a brilhar, e a enviar-lhe, de longe, um gesto e umas palavras que foram a melhor presença possível, na ausência, fico arrepiada. Eu sei que sou lamechas. Mas foi bonito, pá! E também por isso, valeu a pena Portugal ganhar.





You May Also Like

1 comentários