Coisas de Sebastião com 7 anos

- 29.9.12

O meu menino do meio, o meu bonacheirão gordinho (que agora é magrinho), o meu bonzão indeciso (às vezes malandreco), fez 7 anos. E, logo pela manhã, no caminho para o treino de hóquei, apanhei-o a jeito para lhe contar a história da sua curta vida. Contei-lhe que foi primeiro uma sementinha muito desejada, que começou a crescer e a ganhar forma. A mamã gostava de nadar e o pequeno Sebastião nadava com ela, na sua própria piscina, que tinha tanto líquido que a dada altura começou a pesar. Foram 38 semanas de uma deliciosa tranquilidade, de uma felicidade única, que estava prestes a dar lugar a uma felicidade ainda maior.
- Apareça amanhã de manhã no Hospital. - disse o médico à mamã, no dia 28 de Setembro - Vou fazer-lhe o toque e o mais certo é já só sair de lá com o seu filho nos braços.
E, no dia seguinte, a mamã lá estava, às 9 em ponto. Fez-se o toque e a mamã já não saiu de lá. Um cheirinho de epidural aqui, um cheirinho de ocitocina acolá, e às 11h a mamã resolveu chamar a enfermeira:
- O meu filho está a nascer.
- Ainda é cedo. Não pode ser.
- É o meu segundo filho. Acredite no que lhe estou a dizer. O meu filho está a nascer.
A enfermeira espreitou e confirmou. Já se via a cabecinha do pequeno Sebastião a querer espreitar o mundo.
- O pai, onde está o pai?
O pai estava lá fora, a comer. Enquanto levavam a mamã a correr para a sala de partos, uma enfermeira procurava o pai, desesperada.
- Feche as perninhas, mãe. Ou o pai já não vê o filho a nascer...
E, só quando ele chegou, afogueado, a tentar enfiar a bata, é que a mãe fez muita força e o Sebastião nasceu. Eram 11.30 da manhã e os pais passaram a ter mais um filho, perfeitinho e tranquilo.

O Sebastião ouviu a sua história, com aquele sorriso que só ele tem. Oservei-o do retrovisor e maravilhei-me com tudo aquilo que ele cresceu em 7 anos. É agora um rapazola. De bebé frágil e molinho, passou a rapaz ágil e rijinho. Continua inocente e indeciso, observador e meiguinho. Mas agora sabe muitas coisas, sobre o mundo e sobre a vida. Sabe ler e contar, sabe jogar e tocar. Sabe ouvir e conversar. Sabe brincar. Às vezes é maroto e não gosta de perder. Mas detesta ver alguém sofrer. E tem um grande coração. É assim o meu Sebastião. A sementinha que um dia desejei e ainda bem...

(E porque espero que um dia ele leia isto, este é um momento Limetree - Moments for life: https://limetr.ee/br/home)

You May Also Like

2 comentários