Coisas de Justiça

- 5.10.12

(Afonso no regresso da escola):

- Hoje a D.X foi injusta connosco na escola. Eu e os meus colegas estamos a pensar processá-la.

(Tive que me conter para não me rir, até porque o assunto merecia uma conversa bem séria com o meu filho mais velho)

- Então conta lá porque é que ela foi injusta.

(e ele lá contou, dentro da sua revolta pueril)

- Muito bem. Então agora imagina que eras tu que estavas na pele da D.X.
- Ó mami, não consigo, não sou mulher.
- Tens de conseguir. Se queres ser justo, tens de conseguir pôr-te na pele de uma criança, de um homem, de uma mulher... até um animal! E depois imaginares o que te levaria a fazer aquilo que achas injusto. Se calhar achas tens razões para o fazer. Se calhar alguém to mandou fazer, por algum motivo. Ou se calhar estás cansado ou chateado com alguma coisa, e não pensaste bem. Mas daí a processarem-te...
- Bolas, mami. É preciso pensar muito.
- Claro que é! Ser injusto é muito fácil. Ser justo é que é difícil.
- E tu nunca te enganas?
- Claro que sim, Afonso! E tu também te vais enganar muitas vezes. Mas pelo menos tens que me prometer que vais pensar muito bem antes de julgares alguém...

(Nos dias que correm, com os ânimos exaltados como andam, acho que bem precisamos de apelar ao sentido crítico dos nossos filhos. E se ele, mais do que crítico, conseguir ser também justo, tanto melhor)

You May Also Like

2 comentários

  1. Cada vez gosto mais do que leio por aqui. Parabéns pelo bolg, mas acima de tudo, parabéns pela Boa Educação que dá aos seus filhos.

    ResponderEliminar
  2. Oh, obrigada. Há muitas variáveis que não controlamos, neste processo de tentar fazer dos nossos filhos boas pessoas (dentro daquilo que é a nossa conceção). Mas pelo menos há que tentar, e que o esforço já ninguém nos tire :). Um beijinho.

    ResponderEliminar