Coisas de Crianças que querem mudar o mundo

- 17.11.12


http://youtu.be/XOUzYAKWOWU

Aqui fica o testemunho de uma criança que, aos 9 anos, fundou a ECO (Environmental Clidren's Organization) e, aos 12 anos, proferiu um discurso durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Brasil, 1992). Severn Suzuki, além de se tornar ativista ambiental e membro ativo do painel sobre Meio Ambiente das Nações Unidas, criou o projeto Skyfish, um site que incentivava a juventude a falar sobre seu futuro e adotar um estilo de vida sustentável.
O projeto atualmente já não existe. Severn casou, foi mãe duas vezes, tornou-se investigadora. É difícil ser mãe e querer mudar o mundo em todas as frentes ao mesmo tempo, porque ser mãe é igualmente exigente. Ser mãe é também mudar o mundo a partir de casa e isso não é de todo menos importante (cada vez que uma mãe o faz, o mundo já fica um pouco melhor! E um pai também, claro está...).
Só me pergunto porque não aproveitamos mais os jovens "disponíveis" que temos para pensar e mudar o mundo. Todos os jovens, em determinada idade, sonham contribuir para um mundo melhor (ou, pelo menos, se para isso forem orientados). Têm a força, têm a criatividade, têm a garra e a invencibilidade. Mas obrigamo-los a viverem angustiados com os exames que vão ter, as notas, as médias, e a entrada num curso universitário de onde poderão sair diretamente para o desemprego. Claro que o conhecimento é importante. Claro que formá-los é importante. Mas as "matérias" não podem ser tudo! Temos que lhes incutir também a vontade de serem úteis. Valiosos para este mundo, seja a discursar numa conferência ou a ajudar um idoso a levantar-se. Não podemos fazê-los sentirem-se uma despesa para os pais e para o Estado. Nem uma média. Nem um contributo para um ranking. Temos que os formar para sonharem ser verdadeiramente alguém para além do que estudam. Para acreditarem. Para construírem. Para se sentirem parte de algo que é o presente deles, e que será o seu futuro, na medida do que eles fizerem dele.
Quem não acredita que tem poder para mudar o mundo na sua juventude... algum dia o mudará?

You May Also Like

0 comentários