Coisas de Psicólogo

- 17.11.12

(Sebastião a reagir agressivamente, sem razão aparente. Mamã passada com ele, baixa-se e olha-o nos olhos)

- Sebastião, explica-me o que se passa.
- Não se passa nada.
- Tem que se passar alguma coisa, para estares tão zangado com a vida.
- Mas não se passa nada!

(Afonso, o intrometido, lá vem dizer das suas)

- Os meninos que andam zangados com a vida têm que ir a um médico especial que se chama psicólogo. Queres ir a um psicólogo, Sebastião?

Felizmente, no caso do Sebastião, o caso resolveu-se com um fim de tarde cheio de abraços. Mas nem sempre o caso é tão simples, e por vezes pode ser mesmo necessária a ajuda de um profissional, que nos ajude a perceber a melhor forma de actuar, ou simplesmente a compreender e aceitar. Tornamo-nos pais sem formação alguma, quando ser pai é das profissões mais exigentes que podemos assumir. Os pediatras ajudam-nos a tratar da saúde dos nossos filhos. Os professores ajudam-nos a formá-los. Os psicólogos podem ter igualmente um papel importante, para resolver questões do comportamento, desenvolvimento cognitivo, afetos, relacionamento. Ainda bem que os há. Toda a ajuda é bem-vinda, quando se trata de transformar crianças em adultos mais saudáveis, mais bem formados, mais felizes.
Achei curioso o Afonso já ter a percepção do que é um psicólogo e como ele pode intervir. Nunca falámos do assunto em nossa casa, porque efetivamente ainda não houve necessidade, mas não há dúvida de que os miúdos captam do mundo muito mais do que nós imaginamos...

You May Also Like

0 comentários