Coisas de Afonso, o astrónomo

- 26.2.13

Chegados a casa à noitinha, eu e os filhotes mais velhos ficámos rendidos a uma grande lua cheia amarela, que nos olhava do céu. E o Afonso começou a soltar as suas perguntas improváveis:

- Existe fogo alto e fogo baixo?
- ????
- Se é a lua que faz com que haja maré alta e maré baixa, também pode mexer com os outros elementos. Água... Fogo... Terra... Ar.
- (...)
- E se na lua não há gravidade, se ela começasse a arder, o fogo andava pelo ar? Ou não pode haver fogo sem gravidade?

Definitivamente, não me sinto habilitada para responder às dúvidas astronómicas do meu filho. Se algum de vocês, leitores, quiser facultar-me algumas respostas de jeito, ficarei bastante agradecida.

You May Also Like

3 comentários

  1. Também tenho cá em casa um perguntador desses...assim de repente penso que nao há oxigénio na lua, pelo que nao pode haver fogo. Quando os meus filhos se põem assim a perguntar, costumo travá-los com perguntas. Nao que eu nao queira responder, adoro! Tenho três, com 11, 8 e 4 anos.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso eu sou bastante curiosa e muitas das coisas que eles perguntam, também já eu investiguei. Quando não sei e não há livro em casa que me valha, vou à net que, como diz o maridinho: "é um mundo!!!" ;-P

    Aqui vai o que eu sei sobre os temas das dúvidas do Afonso...

    P: Existe fogo alto e fogo baixo?
    R: Não sei, mas tem toda a lógica que a Lua influencie mais coisas que só a água, os partos e a cabeça de algumas pessoas! ;-P Mas só se não forem muito densos, porque a Lua está perto, mas não tanto que a sua pequena gravidade consiga fazer voar pedaços de terra, como nos "Caçadores de Dragões".

    P: E se na lua não há gravidade, se ela começasse a arder, o fogo andava pelo ar? Ou não pode haver fogo sem gravidade?
    R: A Lilian tem razão: não há fogo sem oxigénio, por isso não há fogo na Lua (como não tem atmosfera como a Terra, não acumula gases). As naves espaciais explodem e ardem nos filmes, porque têm oxigénio no seu interior, mas a melhor maneira de os extinguir é abrindo as comportas e deixando o ar sair para o vácuo do espaço. :-)

    ResponderEliminar
  3. A lua afecta as marés por causa da gravidade. Para haver fogo tem de haver 3 coisas: oxigénio,combustível(material inflamável) e temperatura suficiente de ignição. Não estou a ver a lua a ter influencia nestes 3 pontos.

    Também acho que na Lua não pode existir fogo(não existe oxigénio). Mas com esta lógica não consigo explicar o fogo do sol.

    Vou sair daqui com mais dúvidas do que entrei.

    ResponderEliminar