Coisas de Afonso, o Falador

- 6.8.13

Sim, as férias servem também para ouvir os filhos. Mas há filhos que abusam... Por vontade do meu filho Afonso, os pais eram ouvintes 24 horas sobre 24 horas das suas histórias, que podem ir desde ideias que teve, anedotas intermináveis que inventa, a reprodução de filmes e episódios (na íntegra!).
É muito bom e importante deixá-los expressarem-se, mas não é menos importante explicar-lhes o valor do silêncio. Quem fala o tempo todo não consegue ouvir. Nem observar. Nem avaliar. E, em última instância, torna-se um grandessíssimo chato!

- Afonso... 1 hora de silêncio!

Experimentámos duas ou três vezes, já em desespero (e 10 minutos bastavam para ele respirar fundo e começar a olhar à sua volta). Parece à partida um bocado violento, assim imposto, mas o silêncio é uma aprendizagem importante, para quem não consegue estar calado. E a mãe lá foi falando, no silêncio do filho, para lhe explicar quais eram as suas 3 regras de oiro da conversação:

- Saber ouvir
- Pensar antes de falar
- Avaliar antes de opinar

Valem o que valem. Até porque a espontaneidade também é importante. Mas, como em tudo na vida, é no equilíbrio que está a virtude.

You May Also Like

0 comentários