Coisas de livros escolares

- 29.8.13


Aqui jazem dezenas de livros escolares por encadernar (obrigada, sobrinha M., pelos que já "despachaste"!). Dezenas de livros que custam um balúrdio e que os irmãos não vão poder aproveitar porque os livros têm exercícios incorporados e acabam o ano todos rabiscados (quando poderiam lançar apenas exercícios que podiam ser feitos nos cadernos) e porque, na guerra das adopções, é muito raro um irmão vir a trabalhar sobre um manual da mesma editora.
E não consigo deixar de pensar que isto não passa de um grande negócio, onde são esquecidos os sacrifícios dos pais, e ignoradas as famílias numerosas.
Ainda só tenho dois filhos com manuais escolares. Daqui a três anos serão quatro. 600€ em livros, na melhor das hipóteses. Serão mesmo necessários estes livros todos (incluindo os 2 de Educação Física, os 2 de educação Musical, os 2 de Catequese...) para termos um ensino de qualidade?

You May Also Like

4 comentários

  1. Os de educação física comprei-os uma vez e nunca mais... os próprios professores diziam que não valia a pena...

    ResponderEliminar
  2. Para o meu filho fazer todos os exercícios que o livro sugere, não iria certamente fazer desporto... Mas pronto. Está comprado. Acho que este ano também me vai ficar de exemplo.

    ResponderEliminar
  3. Sara, eu este ano adquiri no banco de usados dos Maristas e angariei na familia e amigos. Para o do 5ano comprei os livros de exercícios que estavam muito escritos. No 1ciclo nao recomendo mas para o ano experimenta, é uma opção verde e muito socialmente responsável :) beijinho Mafalda

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, Mafalda. Eu tenho comprado sempre os livros para o meu filho mais velho e guardado, na expetativa de os aproveitar para os manos mais novos. Mas, de facto, não justifica, porque mudam os programas, mudam as adopções... O banco de usados é uma excelente alternativa/iniciativa. Obrigada. E um beijinho.

    ResponderEliminar