Coisas de Ensino em Casa

- 17.10.13

Uma reportagem sobre o ensino em casa, que dá que pensar.

http://sic.sapo.pt/Programas/boatarde/2013/10/16/boa-tarde---programa-de-15-de-outubro

Nos dias 26 e 27 de outubro a MEL (Associação Movimento Educação Livre) promove um Encontro sobre Educação Livre. Prometo divulgar as conclusões.

You May Also Like

3 comentários

  1. É um tema que me interessa bastante e aproveito para partilhar outro programa com o mesmo tema na tvi http://www.youtube.com/watch?v=4E1Q6EQU3zM ... Um dia que tenha filhos espero ter a oportunidade de fazer algo semelhante.. uma boa alternativa no meu ponto de vista é também o colégio Casa Verdes Anos em monsanto que segue a perspectiva Waldorf..

    ResponderEliminar
  2. Aproveito para deixar também o blog da mãe que foi ao programa.. http://colherdemae.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Obrigada! Vou espreitar ambos os links. Não sei se estaria à altura de assumir a educação/escola dos meus filhos, sobretudo porque eles teriam de se submeter aos mesmos exames dos colegas. Apesar de estar a par da matéria, acho que me faltam todas as técnicas e estratégias de aprendizagem que os professores adquirem ao longo da sua formação. A minha mãe era professora primária, e nunca consegui entender o "milagre" de pôr os alunos a ler e a escrever em tão pouco tempo.
    Agora, uma certeza já tenho: a de que a escola lhes devia ocupar menos tempo e os pais deviam ter tempo para os formarem em outras matéria que me parecem fundamental: valores, criatividade, sentido crítico, curiosidade pelo mundo, empenhamento e desenvolvimento de talentos. Esse ensino em casa também é fundamental, para os preparamos para o futuro (incerto) que os espera.

    ResponderEliminar