Coisas de Vermelho
Ainda hoje é Terça-feira e a semana já está a revelar-se das mais desastrosas do ano, em termos de comportamento... um vermelho para um, um "vai lá fora apanhar ar" para outro, a Nonô teve de mudar de mesa para comer em silêncio, e só do pestinha Dudu é que ninguém, milagrosamente, ainda fez queixa. Mas a semana ainda nem vai a meio...
Excesso de energia, falta de controlo, irrequietude crónica... o que fazer? Relativizar ou aplicar um daqueles castigos que os vai fazer pensar duas vezes antes de voltarem a portar-se mal?
É difícil encontrar a solução milagrosa que os transforme em anjinhos na sala de aula, mas entre uns castigos e umas ensaboadelas das antigas, resolvi experimentar pedir-lhes que fizessem o seu compromisso para o resto da semana. O do Sebastião foi oral, mas ao Afonso já pedi que escrevesse.
- Vais escrever o que pretendes fazer para mudar o teu comportamento.
Começou por fazer um plano de intenções: não posso falar nas aulas, tenho de esperar a minha vez para falar, e blablablablablabla.
- O que escreveste são coisas que tu já sabes e que mesmo assim não fazes, porque te esqueces e não te controlas. O que eu te pedi que escrevesses foi estratégias novas para não te esqueceres e te conseguires controlar.
- Mas como é que eu sei?
- Inventas!
"- Quanto tenho muitas coisas para dizer, passo-as (no caderno) e espero pela minha vez.
- Antes de entrar na aula respiro fundo.
- Penso que sou um menino de 9 anos antes de dar uma resposta."
Não sei se terá resultados práticos, mas pelo menos saiu-lhe qualquer coisa de diferente. Se uma das estratégias já o ajudar a melhorar, acho que valeu a pena.
0 comentários