Coisas sérias sobre alimentação

- 16.10.13

Acabo de constatar que a minha geração foi a primeira a crescer a comer carne e peixe todos os dias, às vezes em doses "industriais" e recheados de molhos de pacote. A comer com frequência todo o tipo de fast food e a ir lanchar bolos processados, folhados, pacotes de tudo e mais alguma coisa cheios de químicos e conservantes.
Basta recuar uma geração para perceber como era diferente a alimentação no país. Na infância dos nossos pais, comia-se carne e peixe de vez em quando e esta ainda crescia no campo ou no mar/rio, de forma natural. O recurso a pesticidas, hormonas, rações industriais estava muito longe de ser o que era hoje. Os legumes, frutas e cereais cresciam no campo, ao sabor das estações, sujeitos às intempéries, sim, mas com tudo aquilo de natural que, sempre, ao longo da História do Homem, foi o seu sustento.
Que consequências teremos, de tudo aquilo que fizemos da nossa alimentação?
É certo que se fala cada vez mais no combate ao sedentarismo e no regresso a uma alimentação mais "natural" e biológica. Mas ainda há tanto por fazer nessa matéria... Basta passear por um supermercado para perceber como as alternativas são poucas e caras. Em muitos casos mesmo inexistentes. E a verdade é que, atrás de nós, vem toda uma geração criada, desde logo, com aquilo que começamos a perceber ser um atentado ao natural funcionamento do nosso organismo. E, entre o perceber e o colocar na prática, ninguém faz ideia nenhuma do que o "progresso", a este nível (como a tantos outros), pode fazer de nós.


You May Also Like

0 comentários